Por Colégio Salesiano de Sorocaba


Colégio Salesiano de Sorocaba utiliza material didático que traz a criança como o centro da ação pedagógica — Foto: Colégio Salesiano/Divulgação

Você sabe o quanto uma proposta educacional é importante para o desenvolvimento do seu filho? Alguns fatores devem ser levados em consideração ao analisar uma escola. A Base Nacional Comum Curricular, por exemplo, trouxe novos elementos no desenvolvimento educacional, sendo um marco histórico ao reconhecer a Educação Infantil como uma etapa essencial e estabelecer direitos de aprendizagem para crianças.

O documento define as aprendizagens que todos os alunos do Brasil devem desenvolver e inovou ao reconhecer essa etapa da Educação Básica como fundamental para a construção da identidade e da subjetividade da criança. Diante das mudanças, cabe às escolas estarem integradas às novas políticas e imprimirem o seu DNA, proporcionando a formação integral dos alunos.

A BNCC, na fase da Educação Infantil, estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Para contemplá-los, o professor precisa sempre tê-los em mente e garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo.

Em Sorocaba (SP), o Colégio Salesiano utiliza a Coleção Girolhar, um material didático que traz a criança como o centro da ação pedagógica, alinhado às diretrizes da BNCC, garantindo a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos.

“O material didático da educação infantil da Rede Salesiana Brasil de Escolas em parceria com a editora Edebê, já está totalmente alinhado às diretrizes da BNCC e contribui, em todo país, para o desenvolvimento da educação infantil. Isso reforça a nossa atuação no sentido de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças”, afirma Meily Cassemiro, gestora da rede Salesiana que responde pelas escolas do estado de São Paulo.

Colégio Salesiano está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular — Foto: Colégio Salesiano/Divulgação

A coordenadora pedagógica Janaína Paulon complementa explicando que o colégio de Sorocaba promove atividades que proporcionem a interação das crianças com a própria construção do conhecimento. Assista ao vídeo abaixo.

“A criança é muito ativa, ela é muito espontânea e quando se sente envolvida no processo de aprendizagem, ela interage com o conhecimento, faz trocas com o outros, e isso é experiência. Ao manipular materiais a criança está levantando hipóteses, ou seja, está construindo o seu conhecimento”, explica Janaína Paulon, coordenadora pedagógica do Colégio Salesiano de Sorocaba.

Colégio Salesiano de Sorocaba está alinhado à BNCC

Colégio Salesiano de Sorocaba está alinhado à BNCC

A BNCC e os direitos de aprendizagem da criança

As situações em que os pequenos possam brincar e interagir com os colegas são fundamentais, os jogos são importantes para que as crianças convivam em uma situação em que precisam respeitar regras. Outra coisa, permitir que as crianças participem da organização da convivência do grupo, envolvê-las nas tarefas que viabilizam o cotidiano como, por exemplo, organizar o ambiente das refeições ou acomodar os brinquedos.

A professora Juliana Cristina R. de Oliveira lembra: “O momento de trabalho em sala de aula é muito rico pra nós, trabalhamos para torná-los cidadãos, para ajudá-los a crescer e é por meio das brincadeiras, do lúdico que se faz com que cada um consiga construir o seu autoconhecimento”.

Situações em que os pequenos possam brincar e interagir com os colegas são fundamentais — Foto: Colégio Salesiano/Divulgação

O papel da família na educação dos filhos

Quando se fala em participação familiar, nossa sociedade ainda tem grandes problemas. Estudos revelam que a participação da família no ambiente escolar de seus filhos ainda é pequena. Uma pesquisa mostra que 19% dos pais de alunos são considerados distantes do ambiente escolar, e até da própria relação com os filhos. Isso demonstra que ainda existe muito trabalho a fazer para criar uma integração entre os diversos setores da sociedade, de forma a gerar engajamento e interesse.

Para a orientadora educacional Márcia Volavícius, "o resultado positivo de um projeto pedagógico bem estruturado, deve ser percebido ao ver pais mais confiantes e seguros por encontrar uma escola transparente e a e criança, por si só, vai sendo conduzida e amparada pela escola e pela família. Dessa forma o processo flui com mais tranqüilidade, mais naturalidade e com sucesso”.

Ela lembra que para isso acontecer “é importante que a escola preze por ser um ambiente educativo e faça questão de que as famílias tenham a oportunidade de estar refletindo juntos sobre o desenvolvimento dos filhos, analisando e contextualizando situações que vão surgindo no dia a dia”.

“Não só os pais, mas todos os que convivem com as crianças tem que ter clareza, convicção do que se espera, do que é possível fazer por elas, e até mesmo firmeza para alcançar estes objetivos”, finaliza a orientadora educacional.

Pais devem acompanhar a vida escolar e o desenvolvimento das crianças — Foto: Colégio Salesiano/Divulgação

Educa Salê

O Colégio Salesiano de Sorocaba mantém o canal "Educa Salê" no Youtube, que traz conteúdos relevantes para os pais, com uma linguagem dinâmica e promovendo o protagonismo dos alunos e colaboradores. Acesse o canal para ter acesso a mais vídeos produzidos pelo colégio de Sorocaba.

Matrículas 2020

As matrículas do Salesiano de Sorocaba estão abertas para 2020 com descontos especiais. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 16h45, no colégio, localizado na rua Gustavo Teixeira, 411, na Vila Independência. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3600 ou site www.salesianosorocaba.com.br.

Colégio Salesiano de Sorocaba

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!