Por Colégio Novo Ateneu


Colégio curitibano tem proposta pedagógica focada na educação completa — Foto: Divulgação

A educação é a base fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano, portanto é necessário que seja completa. Proporcionar o aprendizado desde os primeiros anos requer um ensino regrado, integrado, tecnológico e que acompanhe as mudanças do panorama mundial, com profissionais capacitados que dediquem o tempo necessário para atender e sanar quaisquer dúvidas dos alunos.

Essa é a descrição do Colégio Novo Ateneu, uma das mais tradicionais instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da capital paranaense. Com mais de 90 anos de história, tem o objetivo de promover a educação visando à construção de conhecimentos sólidos e à formação integral. Além disso, preocupa-se em formar indivíduos protagonistas da própria história, educando para a cidadania consciente e criando condições para a independência individual. Tem ainda a meta de desenvolver a autonomia dos alunos para buscar novos conhecimentos e garantir a segurança de escolhas assertivas.

Programa de Educação Novo Ateneu

O Programa de Educação Novo Ateneu parte do princípio de que todo aprendizado que se realiza no ambiente escolar deve ser feito por atividades que associem prática e teoria. Assim, a proposta pedagógica do Colégio Novo Ateneu respeita as características de cada fase da vida escolar. Fundamentada em quatro etapas de aprendizagem, a solidez do conhecimento científico é sempre o ponto de partida. Essas quatro etapas de aprendizagem são os alicerces fundamentais do programa: Sensibilidade (Educação Infantil), Organização de Conhecimentos (Ensino Fundamental I), Habilidades Relacionais (Ensino Fundamental II) e Contribuição Social (Ensino Médio). Assim, todos os alunos são preparados para os desafios do presente e futuro, conscientes de suas potencialidades e capazes de escolher, interferir e transformar contextos em qualquer dimensão.

Colégio curitibano tem proposta pedagógica focada na educação completa

Colégio curitibano tem proposta pedagógica focada na educação completa

Mas o que tem de diferente?

Interatividade familiar

O acompanhamento do desempenho dos alunos é sistemático pela web-pais e por e-mail cadastrado.

Jornada ampliada opcional com parceria

São oferecidas atividades diferenciadas com oficinas temáticas específicas para cada faixa etária, comprometidas com os resultados do ensino. O Colégio Novo Ateneu conta com a parceria de uma das mais conceituadas escolas de natação de Curitiba para atividades com sistema leva e traz.

Turmas com número limitado de alunos

Para manter o atendimento e a atenção que cada criança merece e precisa para o desenvolvimento de suas capacidades, os núcleos menores possibilitam que o exercício da convivência seja mais efetivo e que o professor possa acompanhar melhor a aprendizagem e oferecer desafios mais atraentes.

Salas ambientadas

As experiências dos alunos do Colégio Novo Ateneu são enriquecidas em espaços específicos, como Laboratórios de Informática, de Ciências Biológicas e Química, de Física e Matemática (Matemoteca), salas para Artes Plásticas, Música e Teatro, Judô, Dança, Ginásio de Esportes, espaços para horta, parquinho e culinária. Conta ainda com uma sala rotativa: um espaço recém-inaugurado para o uso de metodologias ativas e aulas diferenciadas.

Alimentação completa

Um detalhe interessante sobre a alimentação é que o valor do lanche já vem incorporado à mensalidade. E para os alunos que preferem outras opções, a cantina conta com assessoria nutricional, realizada por uma empresa especializada em atender escolas e crianças, para o preparo, disponibilidade de alimentação balanceada e acompanhamento nutricional, além de oferecer cardápios especiais para dietas diferenciadas.

Sistema de ensino diferenciado

O Colégio Novo Ateneu é conveniado com um sistema educacional internacional, adotando seu material gráfico e plataforma digital, que conta com diversos parceiros de renome mundial. Com acesso via tablets a conteúdos digitalizados e ao melhor ensino tradicional, esse sistema garante uma formação diferenciada.

Uso de tecnologia como instrumento de aprendizagem

Usar todo o potencial das ferramentas tecnológicas como benefício escolar é um grande desafio. A meta da utilização do sistema educacional internacional é transportar elementos midiáticos para aplicação educacional e tornar a aprendizagem diferente e mais significativa.

O Colégio Novo Ateneu está pronto para o desafio de educar seus alunos para a nova sociedade que exige indivíduos articulados, com habilidades diferenciadas e amplamente preparados. Saiba mais acessando www.colegionovoateneu.br.

Colégio Novo Ateneu
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1