Por Colégio Classe A


A educação física é vista em grande parte das escolas como uma disciplina complementar menos importante que o português, matemática, história e geografia. Isso é verdade? Será que a educação física é apenas um momento de brincadeiras, jogos e diversão? Será que essa disciplina não pode acrescentar em nada no desenvolvimento da criança e do adolescente?

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação

Para a primeira pergunta, vale ressaltar que no Enem de 2018 encontramos quatro questões que envolvem o conhecimento da disciplina “esportiva”. Mesmo em pequena proporção, sabe-se que para os cursos concorridos, errar 4 questões pode valer mais um ano de estudos. Por isso, todas disciplinas possuem sua devida importância.

Já para a segunda pergunta, o Colégio leva muito a sério a disciplina, afim de promovê-la por meio de jogos, não só brincadeiras, mas sim, por meio das brincadeiras lúdicas proporcionando aprendizados para o desenvolvimento das inúmeras capacidades motoras e sociais. Por fim, não menos importante, para terceira pergunta, vale ressaltar que são incontáveis os acréscimos que a educação física pode somar para os alunos, é válida como instrumento educativo, promove a inclusão, incentiva uma vida saudável, propicia o espírito de equipe e a prática do desporto.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Mas falar em educação física, para muitos, logo vem à mente, futebol para os meninos e vôlei para as meninas. Entretanto, no Colégio Classe A as aulas não ficam restritas, tão somente, às quadras. Uma vez, que temos a imensa preocupação com a saúde e qualidade física dos estudantes.

O Colégio Classe A prepara seus alunos para os inúmeros vestibulares, pensando na saúde física e proporcionando atividade diferenciada. Foi pensando nisso, que em 2015 foi implementada a Ginastica Laboral.

Segundo pesquisas, a Organização Mundial de Saúde revela que 80% da população sofre ou ainda sofrerá de problemas na coluna. Associado ao sedentarismo, má postura, fatores genéticos, entre outros e ao longo do tempo as dores na coluna poderão se transformar em escoliose, cifose, desgaste da coluna e muito desconforto.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Sendo assim, o Colégio Classe A buscou englobar na grade curricular exercícios físicos visando combater a LER, a DORT e a reeducação postural.

Como nossos estudantes enfrentam uma árdua carga de estudos, a Ginastica Laboral é uma atividade indispensável para precaver, alguma patologia que possa tirá-los alguns dias, semanas ou, até mesmo, meses dos estudos e, com isso, comprometer seus resultados ao final do ano.

Diante de uma rotina de 10 horas de estudos diários, fica patente o quanto é árduo manter-se em posição sentada por horas, escrever inúmeras páginas, responder incontáveis questões até o ápice do sucesso - A APROVAÇÃO!

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral com o Professor Tequel Rosa. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Médio fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Fundamental II fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Nosso planejamento consistiu em adaptar alguns exercícios para os alunos, prevendo o fortalecimento, o relaxamento e, acima de tudo, a orientação na reeducação postural. Com nossas aulas, nosso objetivo é desenvolver o equilíbrio dos músculos responsáveis pela escrita, além de métodos específicos de alongamentos que auxiliam na postura e o relaxamento corporal.

A ginástica laboral tem por base em nossos encontros atingir várias partes do corpo, tais como a cabeça, o tronco, os membros superiores e também os inferiores. As combinações de alongamentos propiciam qualidade de vida para cada participante. Apesar de não ser uma atividade de alta intensidade e que não exige grande esforço físico, a mesma pode ocorrer em um curto período sem a perda dos benefícios. Sendo assim, mesmo ao realizar a prática física durante as aulas, não haverá mais cansaço ou sobrecarga aos alunos. Mas sim, “um revigorar” e um relaxamento do estudante. Por isso, a ginastica laboral que mais utilizamos é a compensatória e a de relaxamento. Aquela que tem por finalidade quebrar a rotina, estimular os alunos e também alongar músculos que são pouco ativados ao longo do dia. Momento oportuno para realizar exercícios que visam melhorar a postura e evitar qualquer tipo de lesão.

Alunos do Ensino Fundamental II fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Fundamental II fazendo Ginástica Laboral com o Professor Tequel Rosa. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Fundamental II fazendo Ginástica Laboral. — Foto: NABOA – Comunicação.

Alunos do Ensino Fundamental II fazendo Ginástica Laboral com o Professor Tequel Rosa. — Foto: NABOA – Comunicação.

Por outro lado, temos a de relaxamento que tem por intenção diminuir o desconforto muscular adquirido pelas horas de estudos. Neste momento, os exercícios de relaxamento contribuem na redução de lesões musculares e nos tendões, bem como recompõem fisicamente nossos estudantes. Enfim, os benefícios da ginastica laboral podem ser mensurados na prevenção de doenças ocupacionais, na redução do sedentarismo, na melhora do condicionamento físico, reduzindo a fadiga, combatendo às tensões emocionais e melhorando a autoestima.

O Colégio Classe A encontra-se com Matrículas abertas para o 5º ano do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Pré-Vestibular.

As Matrículas podem ser feitas pelos telefones: (67) 3326-9421 / (67) 99130-1355, e ou, na Rua Amazonas, 785 – Bairro São Francisco - Campo Grande/MS.

Venha nos fazer uma visita!

Por Tequel Rosa – Pós-Graduado em Exercícios Físicos e Grupos Especiais (Universidade Gama Filho). Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB 2009). Professor de Educação Física na Rede Privada de ensino básico, atuando no Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano) e Ensino Médio (1ª ano).

Colégio Classe A

Mais lidas

Mais do G1

Resolução comentada e revisão do ENEM 2019.

Revisão ENEM gratuita Classe A

Curso Bioexatas, a melhor fusão dos cursos paralelos no Classe A Vestibulares.

Quer ser aprovado em medicina?

O Colégio Classe A é reconhecido pela sua presença assídua em projetos sociais.

Drive-In Classe A: uma nova forma de fazer o bem

O Colégio Classe A conta com a melhor equipe de professores, melhor material e metodologia de estudos de excelência para a preparação dos principais vestibulares do País.

Pré vestibular líder em aprovações na região centro-oeste - Programa: Propaganda TV Morena

Colégio Classe A assumiu juntos com os estudantes um compromisso com o Pantanal.

Das queimadas para as Cartilhas virtuais - Programa: Propaganda TV Morena

A redação se tornou no Classe A uma regra fundamental para potencializar aprovações.

No Colégio Classe A a Redação é Forte

Colégio Classe A apresenta seus predicados atraindo cada vez mais estudantes através do seu projeto-pedagógico altamente eficaz.

Colégio líder em aprovações em Mato Grosso do Sul conta segredo para o sucesso - Programa: Propaganda TV Morena
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!