Por Colégio Ciências Aplicadas


Diego Rio Grande, professor de ciências humanas no Colégio Ciências Aplicadas — Foto: Itaércio Porpino

Com o Enem se aproximando, muitos estudantes começam a acreditar que não estão bem preparados para as provas – talvez bata até um desespero. Apesar de ser normal sentir ansiedade, os candidatos devem relembrar os esforços da vida escolar e manter o foco.

Não é mais a hora de estudar conteúdos enormes, e sim, revisar as matérias já aprendidas. É isso que Diego Rio Grande, professor de ciências humanas no Colégio Ciências Aplicadas, indica para os alunos. Para ele, é fundamental que os pré-universitários planejem as últimas ações e revisões, além de dizer ‘não’ quando necessário.

A jovem Fátima de Menezes, aluna do colégio, estudou bastante com o objetivo de passar em medicina. Ela diz que, agora, pretender pôr em prática tudo que absorveu nas aulas. “Por experiência própria, sei que não adianta ter várias metas em cima da hora, porque não dá tempo. Neste momento, tudo se resume ao empenho que cada um teve durante o ano”, aponta Fátima.

Confira abaixo as três dicas estratégicas do professor Diego Rio Grande:

1. Planejar ações das últimas semanas

“Para manter o foco, os estudantes devem planejar cada ação pontual durante cada semana antes do Enem. Assim, ninguém vai se perder entre aulas, revisões e momentos de descanso”.

2. Saber dizer ‘não’

“As horas mais importantes do ano estão chegando e, para não se dar mal, recomendo que os candidatos saibam dizer ‘não’ para certas coisas. Por exemplo, se você puder evitar ir a uma festa agora, evite! Sem maratonas de séries, nem tempo em excesso nas redes sociais... alguns sacrifícios são válidos”.

3. Identificar prioridades e finalizar atividades

“Os exercícios que já foram iniciados devem ser finalizados. Os alunos podem identificar aquilo que é prioridade – como assuntos que precisam ser revistos – e prosseguir”.

Fátima de Menezes, aluna do colégio, estudou bastante com o objetivo de passar em medicina — Foto: Itaércio Porpino

Colégio Ciências Aplicadas
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1
Você Fera no Enem

Caminhada, corrida, natação: praticar essas atividades físicas pode gerar benefícios para os estudantes que prestarão o Enem.

Estudo aponta que exercícios físicos otimizam a capacidade de memorização e concentração
Você Fera no Enem

Diego Rio Grande aposta na organização do tempo e na palavra ‘não’.

Professor dá três dicas estratégicas para a reta final do Enem - Foto: (Itaércio Porpino)
Você Fera no Enem

Izabelle Pacheco resolveu estudar em Natal, capital potiguar, e escolheu o Colégio Ciências Aplicadas: “Os resultados positivos chamaram atenção e hoje percebo que tomei a decisão certa”.

Conheça a história da adolescente de 15 anos que saiu de Mossoró em busca do sonho de cursar medicina
Você Fera no Enem

Clarissa Maranhão, do Colégio Ciências Aplicadas, acredita que conhecer os problemas sociais latentes e frequentes do país é essencial na hora de escrever.

Repertório sociocultural é tão importante quanto o intelectual na redação do Enem, diz professora
Você Fera no Enem

Para a nutricionista Eliane Martins, do Ciências Aplicadas, os estudantes precisam cuidar da alimentação nos dias que antecedem o exame.

Nutricionista acredita que é dispensável comer durante o Enem - Foto: (Nathallya Macedo)
Você Fera no Enem

Às vésperas do exame, os alunos do Colégio Ciências Aplicadas conseguem lidar com a ansiedade através do auxílio psicológico no ambiente escolar.

Enem 2018: um momento decisivo para muitos estudantes

Provas aconteceram nos domingos, 4 e 11 de novembro.