Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin

Avanços em educação, mas para todos?

Relatórios revelam resultados positivos, mas também desigualdades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dias, relatórios importantes foram lançados abordando os desafios da educação básica, seja especificamente no Brasil seja incluindo o país entre um conjunto de economias, como o primeiro volume do estudo Talis - Teaching and Learning International Survey (ou pesquisa internacional de ensino e aprendizagem), da OCDE.

Um dos documentos divulgados foi o módulo anual de educação da Pnad Contínua, do IBGE. Entre outros problemas, ele mostra a persistência do analfabetismo e a ainda reduzida escolaridade do brasileiro. 

Mas o texto revela também que houve melhora em quase todos os indicadores educacionais do Brasil entre 2016 e 2018. E, se olhamos para a evolução desde 2000, os avanços foram impressionantes. Naquele ano, o analfabetismo adulto era de 13,7%. Hoje, contamos com apenas 6,8%, concentrados na população de mais de 60 anos.

O que chama a atenção no relatório, porém, é a não diminuição das desigualdades. 

O acesso à educação básica cresceu de 45% para 47,4% na população de 25 anos ou mais nestes dois anos. Mas era maior para brancos, 55,8%, do que para pretos ou pardos, 40,3%. Da mesma maneira, permanecem as diferenças regionais, com o Nordeste com somente 38,9% dos adultos com ensino médio completo, frente a um Sudeste com porcentagem bem maior, 53,6%. 

Outro documento, o Anuário da Educação Básica, do Todos pela Educação, também permite celebrar progressos, como a quase universalização do atendimento em pré-escola e a inclusão de cada vez mais jovens de 15 a 17 anos no ensino médio, com 68,7% deles nesta etapa, embora assustem os dados de distorção idade-série e de evasão escolar. 

Além disso, mesmo em aprendizagem, há avanços, como a melhoria do Ideb a cada edição da Prova Brasil no quinto ano e, nas últimas três, no nono (embora em escala menor).

No entanto, também aqui as desigualdades são grandes, com a diferença na taxa líquida de matrículas no ensino médio entre brancos e pretos chegando a 12 pontos percentuais. 

Na outra ponta, na educação infantil, apesar das diferenças de acesso entre ricos e pobres na pré-escola vir caindo, o mesmo não ocorre com vagas para creches. No quartil mais alto de renda, são 55% os que frequentam a etapa, contra 26% no mais baixo. 

Na busca por explicações para tais problemas, o anuário evidencia a baixa participação compensatória da União em áreas de maior vulnerabilidade. 

Já o relatório da OCDE mostra que a baixa atratividade da carreira e a inadequada formação inicial dos professores clamam por políticas públicas que tragam mais talentos à profissão e os preparem para ter altas expectativas de aprendizagem para todos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.