Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará


Portão de entrada da Escola Diocesa São Francisco, em Santarém — Foto: Enia Hoyos/Arquivo Pessoal

Cinco escolas de Santarém, no oeste do estado, estão entre as 10 melhores instituições de ensino médio públicas do Pará, de acordo com o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE). A primeira colocada foi a Escola Diocesana São Francisco.

O SisPAE é uma ação de caráter gerencial implementado pela Secretaria de Educação do estado em 2013, dentro do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, implantado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tomado por empréstimo pelo Governo do Pará.

Alunos da Escola Diocesana São Francisco durante apresentação em sala de aula — Foto: Enia Hoyos/Arquivo Pessoal

Além da escola Diocesana São Francisco, também estão no ranking as instituições São Raimundo Nonato, Freio Othmar, Rodrigues dos Santos e Rio Tapajós (veja as pontuações na tabela).

Melhores Escolas do Pará

Colocação Instituição Cidade Língua Portuguesa Matemática
Esc. Diocesana São Francisco Santarém 304,3 304,8
Esc. Isaac Newton Itaituba 298,9 292,5
Esc. São Raimundo Nonato Santarém 291,7 292,5
Esc. Frei Othmar Santarém 288,6 268,8
Esc. São Agostinho Breves 287,2 287
Esc. Lucilia Nascimento Altamira 278,9 263,4
Esc. Rodrigues dos Santos Santarém 275,2 271
Esc. Rio Tapajós Santarém 273,1 272,4
Esc. Augusto Meira Belém 271,2 273,9
10º Esc. Pedro Amazonas Pedroso Belém 270,3 263,4

Para fazer o ranking, o SisPAE avalia vários quesitos da educação básica dando pontuações a cada dois anos. A primeira colocada foi a única que obteve mais de 300 pontos nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.

Aluna da Escola São Raimundo Nonato, em Santarém, durante apresentação de trabalho — Foto: Colégio São Raimundo Nonato/Facebook/Reprodução

Família e escola

Esta é a segunda vez que a Escola São Francisco se mantém como 1ª a liderar o ranking. Em 2016 ela conseguiu o primeiro lugar e manteve a colocação. Atualmente, 1.020 alunos fazem parte do corpo estudantil.

Para a diretora da instituição, Enia Hoyos, a integração entre escola e família dribla obstáculos e vence desafios diários impostos à educação pública.

“É acreditar que em educação tudo é possível quando temos boa vontade. Aqui o nosso lema é sempre trabalhar em parceria, chamar a comunidade para trabalhar conosco. A escola sozinha não pode fazer tudo. Tem que ter diálogo aberto”, disse.

O resultado final foi uma surpresa para a direção. Ocupar por dois anos seguidos o mais alto lugar no levantamento não é uma tarefa fácil. É preciso, acima de tudo, dedicação e trabalho duro, avaliou a diretora.

Aula prática em laboratório na Escola São Raimundo Nonato, em Santarém — Foto: Colégio São Raimundo Nonato/Facebook/Reprodução

Para Joelita de Castro, gestora da Escola São Raimundo Nonato, que ficou no terceiro lugar, lidar com educação é um trabalho que tem resultados a médio e longo prazo e precisa ser feito coletivamente.

“Precisamos do apoio das famílias. A gente enquanto escola procura desempenhar o nosso trabalho de maneira satisfatória para oferecer uma educação de qualidade, mas isso depende só de nós. A família tem papel fundamental nessa construção”, enfatizou.

Em 2019, o educandário tem matriculados nos ensinos fundamental e médio 848 alunos. Diariamente, a equipe pedagógica trabalha para que os estudantes sintam que a escola é o ponto base para o crescimento humano.

“Quando vemos um resultado como esse temos certeza de que nosso esforço e sacrifício não são em vão. A função da escola está em dar ensino de qualidade”, pontuou a diretora Joelita.

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