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    Cidades mostram como melhoraram ensino básico

    Teresina, no Piauí, conquistou primeiro lugar em ranking do Ideb entre as capitais brasileiras

    Anne BarbosaRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    Apesar das inúmeras dificuldades que enfrenta o sistema educacional brasileiro, diversas iniciativas ao redor do país têm atuado para mudar o rumo do ensino básico e garantir qualidade aos estudantes.

    No primeiro episódio da série especial produzida pela CNN, “Projeto Educação Que Dá Certo”, conhecemos as estratégias de sucesso adotadas pela rede pública de Teresina – a capital com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país.

    A educadora Priscila Cruz, da ONG Todos Pela Educação, visitou o município no Piauí. Embora possua uma da piores classificações no PIB per capita (23º posição), Teresina abriga uma forte rede de ensino. Com uma população de 870 mil habitantes, são mais de 300 escolas na cidade.

    No Ideb de anos finais do ensino Fundamental, Teresina possui índice 6,3 – a melhor entre as capitais brasileiras e muito a frente das cidades mais ricas do país, Rio de Janeiro e São Paulo, que ocupam a 9º e 10º posição, respectivamente..

    Primeiro, a gente acompanha esse desenvolvimento na sala de aula. Vê se o que os professores estão ensinando está dentro do que foi repassado nas formações; se os alunos estão aprendendo, estão conseguindo aprender aquilo que está sendo ensinado e, em cima disso, a gente faz as avaliações, os simulados a cada 15 dias e verifica se realmente está acontecendo esse aprendizado.

    Patrícia Barros, diretora de escola

    Segundo o secretário executivo de Ensino, Kleyton dos Santos, o sistema de avaliação é rigoroso. Os resultados são coletados e geram um demonstrativo gráfico que é devolvido para as escolas realizarem as análises.

    Para girar a engrenagem da educação, no entanto, ainda falta uma peça fundamental: os professores.

    Em Teresina, a secretaria municipal de Educação mantém o Centro de Formação de professores. É nesse espaço que os profissionais podem compartilhar conhecimentos e habilidades que levam para as salas de aula.

    O resultado, porém, não surge em curto prazo. São anos e anos de gestão pública investindo em políticas educacionais.

    “Nós, enquanto secretários de educação, fomos nos sucedendo dentro de uma linha de continuidade de política educacional com foco no aluno”, afirmou o ex-secretário municipal de educação, Washington Bonfim.

    Motivados, os estudantes não apenas usufruem de um sistema de ensino de qualidade, como retornam em prêmios e medalhas conquistadas por uma rede de empenho.

    “Quando eu comecei a ganhar medalha, me esforçar, e vi que o meu esforço estava fazendo valer a pena, foi surpreendente”, contou a estudante Maria Eduarda.

    Assista aqui ao episódio na íntegra.