Por Unifor


Alunos veem o Direito na prática. “A gente não pode guardar o Direito nos tribunais. Ele está nas ruas”, diz o supervisor do Cidadania Ativa, Erick Cysne. — Foto: Ares Soares/Unifor

A palavra cidadania deriva do termo cidade, de origem no latim e proveniente do termo civitas, que significava originalmente “condição de cidadão”. Há duas décadas é exatamente com ações gratuitas relacionadas à promoção dos interesses coletivos da comunidade e dos direitos e deveres dos cidadãos que os participantes do Cidadania Ativa atuam. O projeto do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, já desenvolveu ações com mais de 40 mil beneficiados. O programa é aberto à participação de graduandos da instituição e abrange desde orientações sobre direitos civis e humanos até debates sobre obras literárias que são abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Criado em 2001, o Cidadania Ativa do CCJ é uma prática de responsabilidade socioambiental da UNIFOR que integra professores e alunos no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades, além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não governamentais. Alunos e professores voluntários desenvolvem apresentações e outros conteúdos para fortalecer a cidadania, levando o conhecimento jurídico à comunidade.

Direito na prática

O programa voltado para a participação de alunos e professores da Unifor é supervisionado desde 2015 pelo professor do curso Direito, Erick Cysne, também ex-aluno da universidade que participou da criação do Cidadania Ativa. “Os alunos têm a oportunidade de ver o Direito na prática. A gente não pode guardar o Direito nos tribunais. Ele está nas ruas”, defende o professor.

Erick Cysne ressalta ainda a importância da formação humanística proporcionada pelo Cidadania Ativa. O contato com moradores de comunidades que nem sempre tiveram acesso ao ensino formal ou que desconhecem os próprios direitos contribuem, por exemplo, para que essas pessoas se organizem em associações de moradores.

No atual semestre (2021.1), os voluntários atuam em sete projetos que contam com a participação de alunos de quaisquer cursos e semestres da Unifor: Direitos Civis para o Exercício da Cidadania, Direitos Humanos no Combate à Violência Doméstica, História e Cidadania, O Ambiente Inteiro Sadio, Quinta Literária, Resgate Familiar e Brincando com os Livros. Alunos de graduação da Unifor podem participar de até dois programas por semestre. Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, são realizados encontros e atividades online.

SERVIÇO:

Mais informações programacidadaniaativa@unifor.br
Telefone: 3477-3304 Whatsapp: 98668-9449

Unifor

Mais lidas

Mais do G1
Toda a magia de Peter Pan para animar as férias
Ensinando e Aprendendo

Atual Secretário Municipal da Juventude, Davi Gomes fala sobre a trajetória acadêmica e os desafios no cargo público em que transforma a vida de jovens por meio da cultura

Davi Gomes e as políticas públicas como ferramenta de transformação social
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!