Cultura

Ciclo da ABL debate o panorama da educação no Brasil

Palestras serão sobre ensino superior, médio e à distância
Carlos Alberto Serpa de Oliveira Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Carlos Alberto Serpa de Oliveira Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O atual panorama da educação no Brasil será o tema do ciclo de conferências do mês de abril da Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento “A educação no Brasil de hoje” abordará os desafios das universidades, do ensino médio e do ensino à distância — modelo que vem crescendo nos últimos anos. Na palestra de abertura, hoje, às 17h30m, na ABL, com entrada franca, o educador Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, abordará o tema “Análise crítica do ensino superior brasileiro”.

Em sua participação, o professor vai passar por temas como a modernização da estrutura curricular e a introdução de novas tecnologias no processo de aprendizado, além de financiamento e avaliação dos cursos universitários. Segundo Serpa, apesar de a área que mais necessita de atenção ser a educação básica, pensar o ensino superior é essencial, pois é onde os futuros professores serão formados.

— Costumo dizer que não há cultura sem educação e educação sem cultura. Assim, a ABL é um locus importante para iniciar esse debate. Acabamos de mudar o ministro da Educação após cem dias que fizeram crescer os problemas — diz Serpa.

O ciclo terá mais duas conferências, sempre às quintas-feiras, no mesmo local e horário: “Perspectivas do ensino médio brasileiro”, tendo como palestrante o cientista Simon Schwartzman; e “Os desafios da educação a distância” com o professor e reitor na UniCarioca Celso Niskier. A acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral das conferências de 2019, e o ciclo “A educação no Brasil de hoje” tem o comando do acadêmico e professor Arnaldo Niskier.

— É fundamental a academia mostrar sua preocupação com o futuro da educação no país. Nós, como uma entidade cultural, não podemos estar fora desse debate de interesse público. Discutir os grandes problemas nacionais é uma forma de a ABL dar sua contribuição e cumprir seu papel — afirma Arnaldo Niskier.

Ele enfatizou ainda que os palestrantes possuem “liberdade de cátedra” e irão abordar as temáticas de acordo com suas visões sobre os problemas colocados. Porém, segundo o acadêmico, o desafio da gestão pública da educação deverá aparecer como uma questão comum entre os palestrantes.

— Estamos carecendo de uma ação mais eficaz e vigorosa no âmbito das políticas públicas, para que os grandes problemas possam ser superados — diz Niskier — Este é o maior desafio da educação no Brasil.

Serviço

Onde : Teatro R. Magalhães Jr, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro

Data : 11/04/2019, quinta-feira, às 17h30min

Entrada : franca