Por Fábio Cadete, G1 Santarém


Estudantes do 5º e do 9º anos serão avaliados pela Prova Brasil — Foto: Divulgação/Seduc-MT

A Prova Brasil, um diagnóstico nacional do ensino regular, está sendo aplicada nas escolas públicas de todo o Brasil, até 3 de novembro. Em Santarém, oeste do Pará, a gestão da rede de ensino tem a expectativa de superar a nota da última avaliação, que foi realizada em 2015. Só na esfera municipal, ao menos 9 mil alunos devem realizar o exame.

As provas são de língua portuguesa e matemática, aplicadas a alunos do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental a cada dois anos. Todas as escolas públicas, sendo municipais ou estaduais, estão sendo avaliadas. Na última edição, em 2015, a rede municipal de ensino de Santarém teve a média de 5.2, considerada uma pontuação positiva em nível nacional, segundo a secretária municipal de educação Marluce de Pinho.

A secretária compara que a Prova Brasil é como um Enem, levando em consideração que a segurança e estrutura da prova têm o mesmo c. "Uma equipe veio fazer uma capacitação aos aplicadores das provas. Nós, das escolas, não temos acesso as questões antes do momento de sua aplicação. Exatamente como acontece com o Exame Nacional de Ensino Médio" disse.

Secretária Municipal de Edcuação de Santarém, Marluce de Pinho — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Os resultados são divulgados no site do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) após a correção das questões, em meados de janeiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.

Em um olhar generalizado, todas as séries são avaliadas junto com outros aspectos educacionais. "Não há uma preparação específica para a prova. A Prova Brasil é justamente para ver onde precisa ser melhorado. Para se chegar ao resultado da avaliação, é colocado em análise a evasão, a frequência, a aprovação em todas as séries", completou a secretária.

Nas escolas da rede estadual, além dos 5º ano e 9º ano do ensino fundamental, alunos do 3º ano do ensino médio também estão sendo avaliados.

Prova Brasil

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como ‘Prova Brasil’, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você