Por G1 AP — Macapá


Alunos da escola estdual Raimundo Virgulino participaram de capacitação nesta segunda-feira (5) — Foto: Aline Paiva/Arquivo G1

Aproximadamente 7 mil jovens, entre 15 e 29 anos, terão acesso a 600 cursos e oficinas profissionalizantes no Amapá. As inscrições são gratuitas, abrem na segunda-feira (26) e seguem até 2 de março pela internet e nas unidades do Super Fácil.

As vagas fazem parte do "Amapá Jovem", sendo que o participante pode permanecer por um ano no programa. Os alunos habilitados recebem uma bolsa no valor de R$ 120, mais passe livre no transporte coletivo.

As informações são da Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), que explica que o candidato deve possuir renda familiar de até dois salários-mínimos, não ter vínculo empregatício, estar em situação de vulnerabilidade social e ser ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os cursos são nas áreas de saúde, esporte, cultura, assistência social, como cidadão digital, rede social, ilustrador, arbitragem, locução esportiva, empreendedorismo, tecnologia da educação, informática, natação, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

As aulas estão previstas para iniciarem no dia 5 de março, nas escolas estaduais, batalhões da Polícia Militar, grupamentos do Corpo de Bombeiros, centros comunitários e centros didáticos de Macapá, Santana e demais municípios.

Sobre a inscrição

A inscrição é gratuita e realizada somente pela internet. Também está disponível a chamada pública da habilitação com as condições para aderir ao programa. Para se cadastrar, o interessado deve preencher um formulário com endereço completo, RG, CPF e Número de Inscrição Social (NIS), que é gerado a partir do CadÚnico.

Ao finalizar o procedimento, o jovem deve guardar o comprovante de inscrição e acompanhar o resultado, que será disponibilizado no mesmo endereço eletrônico.

Após a etapa de cadastramento online, a Sejuv vai analisar a situação socioeconômica e avaliar se o jovem está em situação de vulnerabilidade. Após essa etapa, será publicada a primeira convocação de habilitados para inclusão no programa, com prazos e locais para entrega de documentos.

Conforme a chamada pública, os habilitados serão encaminhados para os polos do programa, para assinatura obrigatória do termo de compromisso. O benefício dura um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas no prédio da Sejuv, localizado na Avenida Glicério Souza Figueiredo, nº 142, bairro Jardim Felicidade 2, na Zona Norte de Macapá.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?