Por EPTV 2


Unimep anuncia fechamento de 30 cursos de graduação em Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste

Unimep anuncia fechamento de 30 cursos de graduação em Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste

Não haverá mais aulas nas unidades de Santa Bárbara e do Centro de Piracicaba e as atividades serão concentradas em 12 cursos no campus Taquaral, também em Piracicaba.

Para os alunos as opções são mudar de curso ou continuar a graduação em outra instituição.

“Nossos planos que a gente já vinha fazendo, de se formar esse ano, tudo isso a gente não sabe como é que vai ficar, não sabe se a gente vai conseguir se formar esse ano. A gente não teve nenhum aviso prévio”, afirma Letícia Santin, estudante que cursa o último ano de jornalismo, um dos que foram suspensos pela universidade.

Campus da Unimep em Santa Bárbara d'Oeste — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste

Letícia e outros estudantes receberam um e-mail na quinta-feira (18) à noite. Nele, a Universidade Metodista de Piracicaba alega que por causa da diminuição do número de alunos matriculados ficou inviável dar sequência à formação de turmas a partir deste semestre.

Diz ainda que as soluções e alternativas para garantir a conclusão dos estudos dos alunos afetados vão ser detalhadas em encontros presenciais, marcados para a semana que vem.

“Os alunos poderão fazer transferência interna de curso, poderão migrar para cursos EAD (ensino à distância). Também tem essa alternativa, com incentivos também, para mudar de modalidade de curso ou a alternativa de mudar para uma outra instituição”, explica o reitor da universidade, Ismael Forte Valentin.

Segundo ele, os universitários vão receber o certificado da instituição onde concluírem o curso.

Crise financeira

Nos últimos anos, a Unimep vem apresentando problemas financeiros. Em novembro do ano passado, professores entraram em greve alegando atrasos no pagamento de salários e de verbas trabalhistas. Sem acordo na mediação pela Justiça Trabalhista até o momento, a paralisação continua.

A universidade não informou como vai ficar a situação dos professores dos cursos fechados.

Campus Taquaral será o único mantido com aulas pela Unimep — Foto: Reprodução/ Unimep

“A Unimep tem uma história linda no começo dos anos 1990, anos 2.000, de profissionais bem formados, bem conceituados no mercado de trabalho e agora essa situação vergonhosa que se encontra”, diz o estudante Adalberto Alevs da Costa Júnior.

“É muito frustrante, deixa a gente muito chateado porque a gente gosta da Unimep e faltar tão pouco, um passo para a linha de chegada, e eles darem essa rasteira na gente, é muito dolorido, é muito frustrante”, lamenta a universitária Letícia Azevedo.

Transferência para a FAM

Todos os alunos que estavam matriculados em Santa Bárbara d’Oeste serão remanejados para a Faculdade de Americana, a FAM. O tempo do curso será o mesmo.

“Nós conseguimos começar as aulas imediatamente, tanto que as nossas aulas já se iniciaram. Nós estamos hoje tendo aula no modelo online, devido à questão da pandemia, mas acredito que a partir da próxima semana nós conseguimos já acolher esses alunos e eles assistirem aula normalmente”, afirma Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM.

Os processos de transferência para a FAM começaram nesta sexta-feira. A Faculdade de Americana vai fazer um plantão amanhã na unidade para tirar dúvidas dos estudantes. O atendimento vai das 8h às 14h, pode ser presencial ou pelo telefone (19) 994379555.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!