Por g1 Piracicaba e Região


Maioria das escolas de Piracicaba não possuem psicológo para atender os estudantes — Foto: Divulgação

👩‍🏫 Em Piracicaba (SP), 92,5% das escolas não contam com psicólogos no quadro de funcionários para atender os estudantes, conforme o Censo Escolar 2023. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação no início deste ano.

O índice considera escolas federais, estaduais, municipais e privadas. Ao todo, segundo o Censo, Piracicaba possui 266 escolas de educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Destas, aproximadamente 20 oferece atendimento psicológico aos alunos. 🎒

Na rede pública, o índice cai para 1,5%: entre as escolas estaduais, o percentual é de 3%. Já em relação às municipais, que contam com 36.704 alunos matriculados, nenhuma oferece psicólogo aos estudantes.

Segundo a Secretaria da Educação de Piracicaba, nenhuma escola municipal oferece o serviço pois psicólogos e assistentes sociais estão disponíveis no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), que funciona no prédio da SME e recebe demandas de todas as escolas da rede.

O g1 também questionou quantos profissionais estão disponíveis para atender as demandas de crianças de adolescentes, como funciona o encaminhamento e o atendimento, mas não houve respostas para essas perguntas.

Os maiores percentuais de escolas com psicólogos estão na rede federal, que tem 100% das escolas com psicólogo — no entanto, há apenas uma instituição desde tipo em Piracicaba, o IFSP — e na rede privada, na qual 23,6% das 72 escolas particulares da metrópole tem o profissional à disposição dos alunos. 🧠

Escolas estaduais

Já a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que, atualmente, há 7 psicólogos na Diretoria de Ensino de Piracicaba que fazem parte do programa Psicólogos nas Escolas.

Segundo a pasta, todas as escolas de Piracicaba contam com apoio presencial semanal de um profissional responsável por ações preventivas, acolhimentos, dinâmicas de grupo, escutas, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, psicologia escolar e saúde mental na escola.

No programa, cada psicólogo contratado atende, em média, dez escolas conforme a demanda, segundo a Seduc.

Ao todo, Piracicaba conta com 67 escolas estaduais com 35.593 alunos matriculados em toda a rede. Isso constitui uma média de, aproximadamente, 5 mil alunos por psicólogo.

Na última semana, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a contratação de 177 novos psicólogos para compor o quadro de funcionários que, até então, conta com 550 profissionais em todo o Estado. No entanto, não foi divulgado a região de atuação dos psicólogos que serão contratados.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!