Economia
PUBLICIDADE

O Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira nos 5.570 municípios do país. Os mais de 183 mil recenseadores do IBGE visitarão 75 milhões de domicílios até outubro. A estimativa é que sejam contabilizadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Mas, afinal, para que serve o Censo e o que o IBGE pergunta no questionário? Veja a seguir perguntas e respostas sobre o Censo 2022 e tire as suas dúvidas:

O que é o Censo?

O Censo é a mais ampla pesquisa sobre a população brasileira do IBGE e é feita mediante visita ou coleta de informações em todos os domicílios do país. Previsto para ser realizado a cada dez anos, o Censo foi suspenso em 2020 por causa das restrições da pandemia. No ano passado, porém, cortes orçamentários inviabilizaram novamente o levantamento. Somente este ano os recursos foram garantidos no Orçamento, com a aprovação do valor de R$ 3,2 bilhões.

Para que serve a pesquisa?

A pesquisa realiza uma fotografia detalhada dos brasileiros ao realizar perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outros.

Essas informações são utilizadas por diferentes instituições e organizações sociais como base para formulação de políticas públicas em áreas como saúde e educação até segurança pública, planejamento urbano, transferências de renda e saneamento básico, por exemplo.

Como identificar um recenseador(a) do IBGE?

Os recenseadores estarão sempre uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

O que o IBGE pergunta?

Há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Quem pode responder a pesquisa?

É preciso ser morador do domicílio investigado para responder ao IBGE. De acordo com o instituto, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do lar.

O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.

Posso responder o questionário por telefone ou internet?

Sim. Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone. Mas, independentemente da modalidade escolhida, o recenseador precisa visitar o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

A partir disso, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Se escolher responder pela internet, o informante receberá um e-ticket com validade de sete dias.

A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Central de Atendimento ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.

Agentes prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Em testes iniciais, derivados do CBN demonstraram um alto efeito neuroprotetor; pesquisadores defendem potencial terapêutico da molécula

Alzheimer: estudo desvenda como um composto menos conhecido da Cannabis pode proteger o cérebro; entenda

Análise foi feita a partir dos dados apresentados pelo governo no PLDO

Técnicos da Câmara preveem déficit zero das contas públicas apenas em 2028

Local é, na verdade, uma caverna que se estende por baixo das pedras, considerada muito perigosa para banhistas

Turista fica gravemente ferido após errar salto em piscina natural e bater em rochas, nas ilhas Canárias; veja vídeo
Tio Paulo reencarna com o nome no Serasa

Há 50 anos, a americana Patricia Hearst foi flagrada de arma em punho roubando um banco com o grupo extremista de esquerda que a tinha sequestrado

A herdeira de um império de mídia que foi raptada, virou guerrilheira e assaltou banco

Em 30 de abril , o Teatro Riachuelo é palco para Detonautas. Assinantes tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Detonautas 20 Anos no Teatro Riachuelo: assinante O GLOBO tem 50% de desconto

Modelo, de 50 anos, contou que é adepta da substância para amenizar linhas de expressão do rosto

Nubia Oliiver revela como mantém aparência sempre jovem: 'Não fico sem botox'

Uma das pessoas foi transferida para a cidade de Governador Valadares devido à necessidade de uma cirurgia

Cinco passageiros feridos em capotamento de ônibus seguem internados, em MG

Mariana Vazquez é criadora da 'Simples Assim', empresa que presta assessoria de organização de eventos; confira entrevista exclusiva com a ELA

'Mais de R$ 3 milhões': assessora da festa de 1 ano da filha de Viih Tube revela bastidores do evento