RIO- Destaque na educação nacional, o estado do Ceará é o menos desigual no que diz respeito aos resultados de aprendizagem entre os alunos mais pobres e mais ricos do ensino fundamental. Segundo as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgadas nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), a diferença de pontos entre o desempenho dos estudantes das escolas de maior e menor nível socioeconômico é a mais baixa do Brasil nessa etapa. Mas, se por um lado, os resultados do 5º e do 9º são positivos, o estado ainda tem muito trabalho a fazer no ensino médio.
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Ensino médio do Rio tem desempenho aquém do esperado
Até 2017, essa etapa do Saeb era conhecida como Prova Brasil e avaliava de maneira censitária alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio nas disciplinas de português e matemática. No próximo ciclo, além dessas disciplinas, os estudantes do 9º ano também terão avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As notas no Saeb juntamente com dados de aprovação, reprovação e abandono compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, foram avaliados cerca de 5,4 milhões de estudantes em todo país.
No 5º ano, em matemática, somente quatro pontos separam a média de desempenho dos alunos de escolas de nível socieconômico mais baixo, 229 pontos, da dos estudantes de instituições de maior nível socioeconômico: 233. Considerando todos os estudantes, independente do estrato social, o Ceará com 227,8 pontos na avaliação da disciplina é o único estado do nordeste acima da média nacional de 224 pontos.
Em português, a distância que separa um estrato do outro é de 11 pontos. Enquanto os alunos de escolas com nível socioeconômico menor pontuam 216, em média, na faixa oposta a média é de 227 pontos. Mais uma vez, o desempenho da totalidade de alunos, com média 220,7, coloca o estado como o único do nordeste acima da média brasileira de 215.
A história se repete no 9º ano do ensino fundamental tanto no que diz respeito a ser o estado com menor desigualdade entre os desempenhos, assim como ao fato de ser o único estado do nordeste acima da média nacional em ambas as disciplinas. Além disso, entre 2015 e 2017, o estado agregou mais pontos do que a média brasileira em todas as avaliações do 5º e do 9º ano.
Vitrine no anos do ensino fundamental, principalmente quando comparado aos estados vizinhos, o Ceará, no entanto, ainda precisa repetir esses bons resultados no ensino médio. Enquanto a média nacional em Língua Portuguesa é de 268 na etapa, a do Ceará é 265,9. Mas, aos poucos, o estado começa a mudar essa lógica. Nessa disciplina, em relação a 2015, os estudantes cearenses foram os que mais agregaram pontos em todo Brasil. Foram 9,3 pontos a mais, bem acima do 1 ponto conquistado na média nacional.
Na avaliação de matemática, o caminho tem sido mais difícil. Embora a distância da média nacional seja semelhante em ambas as disciplinas- o Ceará registrou 267,1 pontos, enquanto a pontuação nacional foi 270-, o ritmo de crescimento do estado tem sido um pouco menor em matemática. Ainda assi, o estado agregou 6,4 pontos em comparação com 2015, mais que o dobro dos 3 pontos conquistas pelo Brasil.
Para a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, ainda que o estado tenha notas abaixo da média nacional no ensino médio, os avanços na etapa são dignos de comemoraçao.
— O Ceará teve o maior avanço no Saeb em língua portuguesa no ensino médio. O filme que vemos do Ceará é que ao longo dos últimos anos o estado tem conseguido avançar muito acima da média no fundamental I e no médio ele é o que mais avança nessa disciplina. Em dois anos o estado teve aumento de cerca de 9 pontos. Se olharmos a tendência, o Ceará pode estar entre os primeiros nos próximos anos. É preciso levar em consideração que o estado partiu de um patamar muito atrás, então leva tempo. O estado tem uma boa notícia no resultado do ensino médio, parece que a geração que teve educação de melhor qualidade no primeiro segmento do fundamental já começa a repercutir — analisa.