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Brasil Educação

Ceará tem menor desigualdade no ensino fundamental, mas ainda precisa resolver o médio

Vitrine de desenvolvimento educacional no país, estado apresenta tendência de melhora em todas as etapas
Estado é o único do nordeste com nota acima da média no ensino fundamental Foto: .
Estado é o único do nordeste com nota acima da média no ensino fundamental Foto: .

RIO- Destaque na educação nacional, o estado do Ceará é o menos desigual no que diz respeito aos resultados de aprendizagem entre os alunos mais pobres e mais ricos do ensino fundamental. Segundo as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgadas nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), a diferença de pontos entre o desempenho dos estudantes das escolas de maior e menor nível socioeconômico é a mais baixa do Brasil nessa etapa. Mas, se por um lado, os resultados do 5º e do 9º são positivos, o estado ainda tem muito trabalho a fazer no ensino médio.

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Ensino médio do Rio tem desempenho aquém do esperado

Artigo: A onda que não chega

Até 2017, essa etapa do Saeb era conhecida como Prova Brasil e  avaliava de maneira censitária alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio nas disciplinas de português e matemática. No próximo ciclo, além dessas disciplinas, os estudantes do 9º ano também terão avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As notas no Saeb juntamente com dados de aprovação, reprovação e abandono compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, foram avaliados cerca de 5,4 milhões de estudantes em todo país.

Pontos agregados entre 2015 e 2017
Evolução do desempenho do 3º ano do ensino médio entre 2015 e 2017
Língua Portuguesa
Matemática
CE
9,3
SE
10,7
SE
8,3
ES
10,5
MG
6,8
RS
9,4
GO
6,4
MG
9,0
TO
6,3
GO
8,7
ES
6,2
TO
8,7
RS
5,7
CE
6,4
AL
5,4
DF
6,0
MA
4,3
RO
5,9
AC
1,6
PR
5,8
PI
1,5
AC
5,7
RN
1,2
PI
5,6
PR
1,0
SC
5,6
BRASIL
1,0
AL
4,6
RO
0,6
PE
3,1
PB
0,4
BRASIL
3,0
SP
-0,6
PB
2,9
SC
-1,5
RJ
2,8
BA
-1,5
MT
1,6
PE
-1,6
SP
1,1
RJ
-2,0
MA
1,0
MT
-2,1
BA
-0,5
AP
-4,5
RN
-0,5
DF
-5,9
MS
-0,9
MS
-7,0
RR
-4,6
RR
-7,0
AP
-4,9
AM
-9,7
PA
-8,8
PA
-9,9
AM
-10,3
Fonte: Saeb 2017
Pontos agregados entre 2015 e 2017
Evolução do desempenho
do 3º ano do ensino médio
entre 2015 e 2017
Língua Portuguesa
CE
9,3
SE
8,3
MG
6,8
GO
6,4
TO
6,3
ES
6,2
RS
5,7
AL
5,4
MA
4,3
AC
1,6
PI
1,5
RN
1,2
PR
1,0
BRASIL
1,0
RO
0,6
PB
0,4
SP
-0,6
SC
-1,5
BA
-1,5
PE
-1,6
RJ
-2,0
MT
-2,1
AP
-4,5
DF
-5,9
MS
-7,0
RR
-7,0
AM
-9,7
PA
-9,9
Matemática
SE
10,7
ES
10,5
RS
9,4
MG
9,0
GO
8,7
TO
8,7
CE
6,4
DF
6,0
RO
5,9
PR
5,8
AC
5,7
PI
5,6
SC
5,6
AL
4,6
PE
3,1
BRASIL
3,0
PB
2,9
RJ
2,8
MT
1,6
SP
1,1
MA
1,0
BA
-0,5
RN
-0,5
MS
-0,9
RR
-4,6
AP
-4,9
PA
-8,8
AM
-10,3
Fonte: Saeb 2017

No 5º ano, em matemática, somente quatro pontos separam a média de desempenho dos alunos de escolas de nível socieconômico mais baixo, 229 pontos, da dos estudantes de instituições de maior nível socioeconômico: 233. Considerando todos os estudantes, independente do estrato social, o Ceará com 227,8 pontos na avaliação da disciplina é o único estado do nordeste acima da média nacional de 224 pontos.

Em português, a distância que separa um estrato do outro é de 11 pontos. Enquanto os alunos de escolas com nível socioeconômico menor pontuam 216, em média, na faixa oposta a média é de 227 pontos. Mais uma vez, o desempenho da totalidade de alunos, com média 220,7, coloca o estado como o único do nordeste acima da média brasileira de 215.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
5º ano
9º ano
3ª ano do E.M.
Língua Portuguesa
290
284
269
269
267
267
264
261
262
268
257
258
256
252
250
258
245
246
244
235
235
233
232
232
215
208
196
191
188
187
184
176
172
171
169
165
1995
1997
1999
2001
2003
2005
2007
2009
2011
2013
2015
2017
5º ano
9º ano
3ª ano do E.M.
Matemática
289
282
280
279
277
275
275
273
271
270
267
270
250
253
253
252
249
258
247
246
245
243
240
256
219
224
211
210
204
193
191
191
182
181
177
176
1995
1997
1999
2001
2003
2005
2007
2009
2011
2013
2015
2017
Fonte: Saeb 2017
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Língua Portuguesa
5º ano
9º ano
3ª ano
do E.M.
290
270
256
258
188
224
1995
2017
Matemática
5º ano
9º ano
3ª ano
do E.M.
290
270
256
258
224
188
1995
2017
Fonte: Saeb 2017

A história se repete no 9º ano do ensino fundamental tanto no que diz respeito a ser o estado com menor desigualdade entre os desempenhos, assim como ao fato de ser o único estado do nordeste acima da média nacional em ambas as disciplinas. Além disso, entre 2015 e 2017,  o estado agregou mais pontos do que a média brasileira em todas as avaliações do 5º e do 9º ano.

Vitrine no anos do ensino fundamental, principalmente quando comparado aos estados vizinhos, o Ceará, no entanto, ainda precisa repetir esses bons resultados no ensino médio. Enquanto a média nacional em Língua Portuguesa é de 268 na etapa, a do Ceará é 265,9. Mas, aos poucos, o estado começa a mudar essa lógica. Nessa disciplina, em relação a 2015, os estudantes cearenses foram os que mais agregaram pontos em todo Brasil. Foram 9,3 pontos a mais, bem acima do 1 ponto conquistado na média nacional.

Na avaliação de matemática, o caminho tem sido mais difícil. Embora a distância da média nacional seja semelhante em ambas as disciplinas- o Ceará registrou 267,1 pontos, enquanto a pontuação nacional foi 270-, o ritmo de crescimento do estado tem sido um pouco menor em matemática. Ainda assi, o estado agregou 6,4 pontos em comparação com 2015, mais que o dobro dos 3 pontos conquistas pelo Brasil.

Para a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, ainda que o estado tenha notas abaixo da média nacional no ensino médio, os avanços na etapa são dignos de comemoraçao.

— O Ceará teve o maior avanço no Saeb em língua portuguesa no ensino médio. O filme que vemos do Ceará é que ao longo dos últimos anos o estado tem conseguido avançar muito acima da média no fundamental I e no médio ele é o que mais avança nessa disciplina. Em dois anos o estado teve aumento de cerca de 9 pontos. Se olharmos a tendência, o Ceará pode estar entre os primeiros nos próximos anos. É preciso levar em consideração que o estado partiu de um patamar muito atrás, então leva tempo. O estado tem uma boa notícia no resultado do ensino médio, parece que a geração que teve educação de melhor qualidade no primeiro segmento do fundamental já começa a repercutir — analisa.