Por G1 CE


Inscrições para a prova seguem até as 23h59 desta sexta-feira (19) — Foto: Reprodução Globo News

Um dia antes do fim das inscrições para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o índice de estudantes da rede pública cearense registrados para realizar a prova chega a 97% dos matriculados. São 92.687 inscritos, cerca de quatro mil a mais que no ano passado. O objetivo do Governo do Ceará é que 100% dos estudantes participem do exame em 2017, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições ocorrem até esta sexta-feira (19).

Conforme informa a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a mobilização em toda a rede pública para assegurar as inscrições dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi intensificada desde o dia 8 de maio, por meio de trabalho de motivação desenvolvido em sala de aula.

Além disso, houve o acompanhamento diário por parte do órgão da quantidade de inscrições realizadas em cada escola. A ação fez parte do programa "Enem Chego Junto, Chego Bem", promovido desde o mês de março e que auxiliou aos estudantes na emissão de documentos necessários para o certame.

Bolsa Universitário

A Seduc anunciou ainda a criação do "Avance - Programa Bolsa Universitário", dedicado aos alunos do ensino público estadual que conseguirem se matricular em um curso de graduação. Eles receberão um auxílio de R$ 937,00 durante os seis primeiros meses de estudo no Ensino Superior. Para conseguir o benefício, é necessário obter uma média mínima de 560 pontos no Enem.

Em 2016 o número de alunos de escolas públicas que conseguiram ingressar no Ensino Superior por meio do Enem chegou a 13.516. O índice subiu 28% em relação ao ano anterior. Em 2015, foram 10.035 estudantes chegando às universidades.

Do total de novos alunos na graduação vindos do ensino público, 5.795 conseguiram vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Alunos da rede pública de ensino são isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem 2017. O registro para realizar a prova pode ser realizado até as 23h59 desta sexta (19), por meio do site do Inep. Para participar do processo, é necessário que o estudante tenha em mãos o número do CPF.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1