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Política

Ceará: onde a educação tem presente e futuro

Estado tem a maior rede de escolas profi ssionais de tempo integral no Brasil. Estão previstas 85 novas unidades em 2018.
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Escola Estadual de Educação Profissional José Osmar Plácido da Silva Foto: Nivia Uchoa/Gov. do Ceará
Escola Estadual de Educação Profissional José Osmar Plácido da Silva Foto: Nivia Uchoa/Gov. do Ceará

No Ceará, a educação é a via de transformação da sociedade e instrumento de redução da desigualdade social. Com a implantação de programas que asseguram a aprendizagem e estimulam os estudantes à superação dos seus próprios limites na vida escolar, o estado vem alcançando o melhor desempenho em índices nacionais. No ensino médio regular e no profissionalizante, o principal marco da mudança é o investimento nas escolas de tempo integral, permitindo o acesso à capacitação, qualificação e encaminhamento referenciado para o mercado de trabalho, por meio dos estágios. O planejamento integrado e uma forte decisão política são os pilares de sustentação de um conjunto de políticas públicas, que têm como objetivo final consolidar a educação como caminho para o desenvolvimento econômico e social do Ceará.

Atualmente, são 117 em todo o estado, contabilizando 50 mil alunos matriculados em um total de 91 municípios, o que faz com que o Ceará tenha, hoje, a maior rede de escolas profissionais de tempo integral do Brasil. Antes, não havia escolas com essa modalidade de ensino. Em 2008, foram inauguradas 25 unidades das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). A expansão contribuiu para os resultados expressivos na área da educação do estado, abrindo horizontes aos jovens, com ganhos tanto pedagógicos quanto sociais. A política forte na área da educação do Ceará também é uma medida de prevenção da criminalidade, situações de risco e vulnerabilidade social – condições que contribuem para uma mudança estrutural no longo prazo.

Inicialmente contendo quatro cursos – Informática, Turismo, Segurança do Trabalho e Enfermagem – o ensino profissionalizante hoje conta com 53 especialidades. O currículo desenvolvido nessas escolas é composto por disciplinas da base nacional comum e de formação profissional. Além disso, há matérias diversificadas como Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Língua Estrangeira Aplicada e horários de estudo.

Inauguração da escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, em Arneiroz, Ceará Foto: © DAVI PINHEIRO/ GOV. DO CEARÁ / Davi Pinheiro/Gov. do Ceará
Inauguração da escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, em Arneiroz, Ceará Foto: © DAVI PINHEIRO/ GOV. DO CEARÁ / Davi Pinheiro/Gov. do Ceará

Ingresso no mercado de trabalho

A infraestrutura criada para as EEEPs conta com laboratório para prática profissional do curso em questão. Se a escola tem curso de Enfermagem, há um mini-ambulatório na unidade; no caso de um curso de Mecânica, existe uma máquina para fazer alinhamento e balanceamento de veículos à disposição dos alunos. Das 117 unidades profissionalizantes, 69 funcionam em prédios novos, construídos para o projeto, todos climatizados.

A escolha dos cursos que estarão disponíveis em cada unidade leva em consideração a vocação e demandas específicas de cada região. Uma escola localizada no litoral, por exemplo, pode ter cursos de Turismo. Se a unidade está próxima de um polo de produção de frutas, por exemplo, a formação em Fruticultura tem destaque. Com isso, as chances de empregabilidade do aluno aumentam, além de criar mão de obra especializada para a indústria local e contribuir para a melhora nos índices socioeconômicos no longo prazo. Para o aluno estar pronto e ser absorvido pelo mercado de trabalho, o estado do Ceará criou um programa de estágio remunerado em empresas. Durante o período, que pode durar de quatro a seis meses, o aluno cumpre a carga horária do curso e recebe uma bolsa de meio salário mínimo. Essa experiência pode ser decisiva para um primeiro emprego do aluno após a formatura. Segundo a Seduc, 60,8% dos alunos que finalizam os estudos nas EEEPs estão inseridos no mercado de trabalho ou ingressaram na universidade. De 2010, ano de formação das primeiras turmas da educação profissional, até 2016, foram 61.139 alunos formados.

Com tantos investimentos, o estado já colhe os frutos de uma educação de qualidade. Com o PIB atingindo 2,17% no 2º trimestre de 2017, o Ceará supera o índice nacional e tem hoje a melhor situação fiscal do país. Uma política fiscal eficiente permite que o estado invista seus recursos em capital humano, tecnologia e produtividade. O objetivo final é reduzir a desigualdade social, ainda tão marcante no Brasil. A estratégia de desenvolvimento do estado se pauta no conhecimento, com foco na construção de uma realidade mais justa e com qualidade de vida para o povo cearense.