Por G1 CE


Alunos cearenses da alfabetização têm o melhor índice em matemática e língua portuguesa, aponta MEC — Foto: SVM

Comparando o desempenho apresentado no ano passado pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de todos os estados brasileiros, em Língua Portuguesa e Matemática, os melhores resultados foram registrados no sistema de ensino do Ceará, classificando-o como o primeiro colocado em alfabetização no país.

Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, e foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento aponta que, em Língua Portuguesa, a proficiência média dos estudantes cearenses foi de 765,50. Já em Matemática, o Ceará alcançou uma média de 769,32. A média do Brasil para ambas as matérias era de 750.

Também em 2019, o Ceará obteve o melhor desempenho histórico na alfabetização, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Pela primeira vez, todos os 184 municípios atingiram o nível desejável de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 municípios estavam neste padrão.

Os dados indicam que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização. Há 13 anos, o percentual era de 39,9%.

Assista às principais notícias do Ceará resumidas em um minuto:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!