Por G1 CE — Fortaleza - Ceará


O Ceará alcançou o melhor resultado histórico na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado (SPAECE) no último ano. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana durante live no Facebook, no início da tarde desta terça-feira (7).

"Em 2018 nós tivemos o melhor resultado histórico na avaliação da alfabetização e de ensino fundamental do Ceará. Para vocês terem uma ideia, nós alcançamos, na alfabetização - que eles chamam de proficiências - 194,98%. Quase 195 de 200. Ou seja, de 0 a 100%, 78,8% das nossas escolas estão no nível desejável", afirmou o governador.

Ainda na live, Camilo Santana falou sobre as bolsas do Programa Ceará Atleta, para estimular jovens nas práticas esportivas. "Eu estive na Secretaria de Esportes e Juventude na última sexta-feira (3). Já está em processo de seleção quatro mil bolsas para jovens cearenses que vão ter o auxílio financeiro do Estado para estimular a prática do esporte. Duas mil em 2018 e, como prometido, mais duas mil para 2019", completou.

Segurança pública e saúde

Camilo Santana também comentou sobre a viagem que fez recentemente para a China, onde passou cinco dias. O governador afirmou que fez contatos com investidores para as áreas de saúde e segurança pública.

"Passei cinco dias úteis na China e fiz vários contatos com investidores. Um dos investidores foi na área da saúde. Maior empresa na área da saúde da Ásia. Essa empresa produz desde insumos para a saúde, até equipamentos como tomógrafos e aparelhos de radiografia. E a gente assinou a parceria, para que possamos montar uma base no Ceará com a transferência de tecnologia. Abrir espaço para essa empresa", afirmou o governador.

Sobre a área de segurança pública, Camilo também afirmou que buscou contatos para desenvolvimento de tecnologias para o setor. "Outro contato que fiz foi na área da segurança pública. Contatos com a maior empresa da China na área de segurança pública. Esse era o nosso maior objetivo da viagem. Inclusive, eles já vão estar aqui amanhã no Ceará para que a gente possa construir coletivamente junto com a segurança pública soluções tecnológicas e conhecer o que o Ceará está fazendo na área de tecnologia da segurança", relatou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!