Por G1 CE


Ceará adquire kits de gravação de aulas e cogita atividades remotas também em 2021 — Foto: Reprodução / TV Liberal

Mesmo que as aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual do Ceará retornem, o sistema remoto não será completamente descartado no Ceará em 2021, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O anúncio oficial sobre como será a conclusão do ano letivo de 2020 não foi feito. A expectativa é que ocorra nas próximas semanas. Mas, de acordo com o secretário executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Rogers Mendes, o uso das iniciativas remotas “ainda terá continuidade em 2021”.

A Seduc tem adquirido material para garantir que as atividades remotas possam seguir, independentemente do retorno ao ensino presencial. Essa semana, a Secretaria anunciou que o Governo do Estado adquiriu kit de gravação para todas as 728 escolas públicas estaduais, incluindo os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e os 13 Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).

O investimento total, segundo a pasta, é de R$ 5,6 milhões. Conforme a Seduc, em 15 dias as escolas terão a disposição todos os equipamentos. Cada kit tem um computador, câmera e tripé e servirá para as atividades de gravação nas unidades escolares. Conforme Rogers, a ideia é uniformizar e melhorar a qualidade das aulas online transmitidas aos alunos da rede estadual.

No início de novembro, o Governo do Estado também comunicou a distribuição de mais de 347 mil chips de internet móvel para alunos das escolas da rede estadual e das universidades estaduais do Ceará.

Chip de dados de acesso

Governo do Ceará afirma que vai adquirir chips de dados para que alunos acessem as aulas — Foto: JF/Divulgação

Além dos 338 mil alunos do Ensino Médio, 9 mil estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) devem receber um chip 3G/4G com um pacote de 20 GB mensais.

"Estamos em fase final de fechamento de contrato das operadoras que se habitaram para ofertar esse serviço. Daqui uns 20 ou 30 dias, no máximo, devemos tá com todos os chips distribuídos com os estudantes", assegura.

Questionado sobre a entrega dos equipamentos próximo ao final do ano letivo de 2020 e a possibilidade de uso em 2021, Rogers afirmou “não sabemos ainda qual vai ser a carga horária presencial e a complementação remota. Mas, mesmo no contexto em que a gente esteja completamente presencial, ainda assim, até para compensar muitas atividades que não foram realizada em 2020, o uso das atividades remotas ainda terá continuidade em 2021”.

Em relação ao retorno ou não das presenciais ainda em 2020, Rogers diz que “estamos em fase final de discussão com a categoria dos professores e estudantes. Não queremos apenas definir de forma autoritária. É muito provável que nos próximos dias a secretaria saia com um definição oficial de como vamos concluir o ano de 2020”.

A expectativa da pasta é que haja o retorno presencial de atividades extracurriculares e daquelas de preparação para o Enem. “Mas as atividade remotas, aquelas que estão dando conta das atividades obrigatórias, estamos conseguindo fazer da forma em que os professores cumpram o plano. Estamos caminhando para fechar o ano dessa forma”, garante Rogers.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!