Por G1 AM


Ação pretende reforçar segurança nos arredores de escolas, para mapear áreas de violência e vulneráveis ao tráfico de drogas — Foto: Bruno Zanardo/Secom

O número de ocorrências de roubos e furtos nas escolas cresceu 36,3% nos dois primeiros meses do ano, conforme o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou um mapeamento da violência e assédio de criminosos nas instituições.

As ocorrências de furto foram as que tiveram o maior aumento, de 40,26%. Já os casos de roubos tiveram alta de 9,09%.

Os registros de tráficos de drogas em ambiente escolar mostram uma queda nos últimos anos. Em 2016, foram 10 ocorrências, contra 8 de 2017.

Ainda conforme dados dos Sisp, o número de apreensões de armas foi de apenas quatro, de 2016 a fevereiro deste ano, sendo duas no ano passado e duas em 2018.

Mapeamento

Casos de violência, tráfico de drogas e possível assédio de criminosos a estudantes nas proximidades de escolas estaduais da capital amazonense começaram a ser mapeados pela SSP-AM. Nesta sexta-feira (11), uma operação ostensiva foi realizada em escolas da Zona Oeste.

Em março, a SSP-AM fez um trabalho concentrado em escolas consideradas críticas na área de segurança. Investigações culminaram na prisão de cinco pessoas, em diversos bairros, que vendiam drogas nas vizinhanças de escolas, inclusive para estudantes.

Da ação, surgiu o programa Prevenção e Segurança nas Escolas, que está em fase piloto na Escola Senador Manuel Severiano Nunes, no Alvorada, Zona Centro-Oeste da capital.

Segundo o vice-governador, Bosco Saraiva, as áreas de segurança e educação vão identificar casos de atividades ilícitas dentro das escolas e nas redondezas, com foco na prevenção e repressão.

"Estamos combinando as informações, prospectando o que está no entorno das escolas e, evidentemente, saber o que está ameaçando o bom funcionamento das escolas, como possivelmente a atuação de traficantes nos arredores. Começaremos pela capital e depois vamos ao interior", disse.

Uma ação ostensiva começou nesta sexta-feira, em 34 escolas da Zona Oeste. A polícia se concentrou em frente às unidades no horário de saída do turno vespertino e entrada do turno noturno, entre as 16h e 20h.

A ideia inicial é que esse trabalho seja feito diariamente, de maneira revezada, entre as regiões da cidade, conforme informou o secretário de segurança Pública, Coronel PM Anézio Paiva.

"A viatura e o policial militar e civil estarão nas escolas acompanhando a entrada e a saída dos alunos, e fazendo uma varredura na região, coibindo o tráfico, a parte de assédio, e também conversar com os gestores. Em cada dia, a operação será em uma zona de Manaus", afirmou o secretário.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1