Cartilha ensina alunos de escolas públicas a acessar programas sociais

Publicado em 05/02/2024 - 22:21 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Brasil tem várias políticas voltadas para o ingresso e permanência no ensino superior de estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas trans, entre outros grupos.

Para orientar alunos de escolas públicas a como se beneficiarem desses programas, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, núcleo de pesquisa do IESP-UERJ, criou uma cartilha gratuita que está acessível na internet.

João Feres Jr, coordenador do grupo de estudos, destaca que não há um programa de informação para esses alunos sobre essas políticas e avalia que o sucesso delas também depende muito da qualidade e do acesso a essas informações.

Entre as principais políticas que são explicadas no guia estão as cotas, o Prouni, o FIES e o Programa de Bolsa Permanência. A cartilha destaca a importância do Enem como critério para acesso a diversas oportunidades. E também explica a lei federal de 2012, que criou a obrigatoriedade das cotas nas instituições federais, e seu impacto positivo na diversidade racial e econômica das universidades.

A cartilha traz ainda os avanços em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior.

O guia pode ser acessado no site gemaa.iesp.uerj.br.

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Campanha incentiva o descarte responsável de medicamentos

Uma campanha neste domingo quer aumentar a quantidade de remédios descartados fora do jeito certo no Brasil.

Uma atitude que a servidora pública Lidiane Casco, moradora de Brasília, já tem como hábito.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo da Fiocruz revela impacto da pandemia nas mortes maternas

Um estudo liderado pela Fiocruz revelou os impactos indiretos da pandemia de Covid-19 sobre as mortes maternas: nos dois primeiros anos houve uma alta de 69% nos óbitos das mulheres que morreram durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto.  

Baixar arquivo
Cultura

Lula sanciona lei que cria Sistema Nacional de Cultura

Conhecida como o SUS da Cultura,  a lei que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura foi sancionada no Recife, em Pernambuco,  pelo presidente Lula. A nova legislação pretende formar políticas públicas voltadas ao setor

Baixar arquivo
Economia

É melhor fazer a declaração completa ou a simplificada do IRPF 2024?

Saiba quais são as principais diferenças na hora de realizar a declaração completa ou simplificada no Imposto de Renda 2024

Baixar arquivo
Economia

Mais de 10.8 milhões já enviaram declaração do Imposto de Renda

Mais de 10 milhões e 800 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física já foram entregues à Receita Federal. Isso é um quarto do que a instituição espera receber neste ano, que são 43 milhões de documentos.

Baixar arquivo
Geral

CFM proíbe aborto acima de 22 semanas de gestação em caso de estupro

A lei brasileira permite o aborto, sem limitação de idade gestacional, em casos de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia.

Baixar arquivo