Por G1 DF


Cartão Material Escolar entregue para famílias cadastradas no DF, em imagem de arquivo — Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O Cartão Material Escolar começa a ser creditado nesta sexta-feira (5), no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Educação, o primeiro lote de pagamento beneficia famílias de estudantes que já têm o cartão físico e continuam no programa Bolsa Família, do governo federal.

Este ano, o pagamento será feito em três etapas. Após essa primeira fase, novos estudantes matriculados dentro do prazo regular serão contemplados com o benefício, ainda em março. A terceira fase, que deve ocorrer em abril, beneficiará alunos matriculados nas vagas remanescentes.

Nos dois casos, o Banco de Brasília (BRB) é responsável por confeccionar os cartões, que serão distribuídos pela Secretaria de Educação. No ano passado, mais de 106 mil estudantes de 68 mil famílias receberam o benefício. Ao todo, o crédito custou R$ 33 milhões ao Executivo.

Materiais

Cartão usado para o repasse do benefício próximo a cadernos e outros materiais escolares — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Cartão Material Escolar pode ser usado em papelarias cadastradas no programa. Os beneficiados podem conferir se o crédito foi feito pelo número de telefone 156. No primeiro lote, 59.671 estudantes de 38.152 famílias serão contemplados. Inicialmente, o investimento é de R$ mais de 18 milhões.

Na lista de material da rede pública deste ano há um chip para dispositivo móvel, que viabiliza a instalação do aplicativo Escola em Casa DF. A ferramenta é necessária para acessar a plataforma para aulas online.

Além disso, a lista conta com outros itens para auxiliar nas aulas, como jogos pedagógicos, dicionário, brinquedos e itens de papelaria. A pasta orienta que os pais não precisam fazer compra em um único estabelecimento e que uma pesquisa de preços é recomendada.

VÍDEOS: veja mais sobre Educação

Leia outras notícias da região no G1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!