Por G1 Tocantins


Crinças cuidam dos animais e têm contato com a natureza em escola, no centro de Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pôneis, coelhos, galinha e até mini corpos. Todos esses animais estão numa fazendinha localizada num berçário e pré-escola particular no centro de Palmas. O espaço é o preferido dos alunos, de 1 a 6 anos, que passam o dia no lugar. Os animais foram colocados no ambiente escolar para ajudarem as crianças a terem mais contato com a natureza e aprender sobre o respeito ao meio ambiente. Além disso, a intenção é fazer com que eles esqueçam um pouco o mundo digital.

A unidade tem 130 alunos, que convivem juntos das 7h às 19h e amam esse contato com os animais. Na sala de aula, eles recebem os primeiros ensinamentos. Na fazendinha, eles se sentem livres, vivem a alegria da infância e aprendem sobre os bichos.

Os carneiros apelidados de Balé e a Bailarina são a atração. Tem também a pônei Xuxa, a égua Moana e a galinha Julieta. "Eu gosto da Moana, porque eu ando nela e ela é boazinha", comenta a Valentina Perillo, de 6 anos.

É o Bicho' mostra alunos que aprendem, na prática, cuidados com os animais

É o Bicho' mostra alunos que aprendem, na prática, cuidados com os animais

O projeto surgiu há cinco anos. A intenção é fazer com que as crianças apreciem o contato com a natureza. "A gente traz essa oportunidade para tirar essas crianças da televisão, tirar do ar-condicionado, de dentro da sala de aula para ter esse contato com a natureza. É brincar na areia mesmo, é ter contato com os animais, é alimentar. Só quem toca num animal para sentir o que ele passa e o que você recebe. É uma coisa mágica que acontece", argumenta o diretor Marco Antônio Perillo.

A estudante Sara Sophia, de 4 anos, tem o prazer de pegar um no colo. Ela sabe bem o significado de felicidade. "O que me faz feliz?' É amizade. Tenho amizade com os cavalos, com os peixinhos, coelhos. Também tenho com os cabritinhos, com a galinha, o galo. Eu também amo".

Desta forma, eles vão crescendo e aprendendo a respeitar a natureza.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

A Sarah Sophia, de 4 anos, aprecia amizade com animais — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Alunos aproveitam contato com os animais — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!