25/08/2017

CAPES recebe primeira reunião do novo Fórum Nacional de Educação

Em reunião realizada nesta quinta-feira na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Fórum Nacional de Educação (FNE) anunciou seus novos membros, designados ontem pela Portaria nº 1017/2017. No encontro, os representantes também elegeram a nova coordenadora do FNE e definiram o calendário das conferências municipais, estaduais e nacional de educação.

Maria Ester Galvão, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) foi eleita coordenadora, e terá um mandato de quatro anos. Os membros do FNE definiram que as conferências municipais de educação devem ocorrer até o final de 2017. Já as conferências estaduais precisam acontecer até julho de 2018. A Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada em setembro de 2018.

“A nova composição do FNE promove o equilíbrio de representação entre setores da sociedade”, afirmou Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES. Lenuzza é o representante da CAPES no FNE.
Maria Helena Magalhães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), afirmou que o FNE terá o desafio de discutir os papéis dos entes federativos. “A integração entre os entes será fundamental para a implementação da Base Nacional Comum Curricular e do novo Ensino Médio, questões nas quais já avançamos muito”, acrescentou Maria Helena.

Fórum Nacional de Educação
Instituído em 2010, o FNE congrega 34 representantes dos setores empresarial, governamental e da sociedade civil. O fórum participa do processo de concepção, implementação e avaliação de políticas públicas e educação como o Plano Nacional de Educação: PNE.

Brasília - CCS/CAPES
(Lucas Lopes) - 24.08.2017

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×