Por g1 Rio


Troca de tiros impediu que estudantes saíssem da comunidade para fazer o Enem. — Foto: Reprodução

Os candidatos do Enem que vivem no Jacarezinho e foram impedidos de sair da comunidade no dia 20 de novembro para fazer a prova têm até esta terça-feira (27) para pedir a reaplicação do exame, por meio da Página do Participante.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, para realizar o pedido, os estudantes precisam anexar comprovante de residência com CEP válido. A reaplicação referente ao segundo dia do exame será em 11 de janeiro.

No último dia 8, o juiz Eugênio Rosa de Araujo, titular da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou que o Inep, responsável pela aplicação do Enem, promova a reaplicação das provas aos candidatos moradores da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, que deixaram de realizar o exame por conta de um tiroteio na favela.

Impedidos de sair

Caveirões no Jacarezinho. — Foto: Reprodução

Estudantes que moram no Jacarezinho e Manguinhos, que sofreram com tiroteios e ações policiais por três dias seguidos, enfrentaram problemas para fazer a prova do Enem no dia 20 de novembro. Um deles, ouvido pelo g1, contou que não conseguiu sair de casa para fazer o exame.

Outro relatou que escutou os tiros durante o exame, fez a prova "correndo" para não voltar à noite para a região, e que a preocupação com seus familiares pode ter afetado sua nota.

Um candidato de 20 anos, que não quis ser identificado, contou que estava triste por não ter feito a prova, mas que não conseguiu sair de casa por questões de segurança. Ele iria tentar a faculdade de administração.

“Foi uma prova que eu planejava há meses, mas não pude fazer comparecer devido a essa guerra. Até pensei em sair, mas o tiro saía e voltava. No Jacaré estava dando tiro, no Manguinhos também, então de nada ia adiantar”, disse o jovem, que faria a prova na Escola Municipal Estado da Guanabara, que fica próxima à favela do Manguinhos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!