Por G1 Vale do Paraíba e região


Candidato Luiz Marinho é entrevistado pelo Link Vanguarda

Candidato Luiz Marinho é entrevistado pelo Link Vanguarda

O candidato ao governo paulista, Luiz Marinho (PT), prometeu em entrevista ao Link Vanguarda quase dobrar o salário dos professores da rede estadual em quatro anos e afirmou que emprego será um tema prioritário da gestão, caso seja eleito. O petista é contra o acordo entre Embraer e Boeing para a criação de uma nova empresa.

O candidato, que participou ao vivo do telejornal nesta terça-feira (28) foi o segundo dos cinco candidatos que serão entrevistados até a próxima segunda-feira (3). Foram 15 minutos de participação.

Ele, que é nascido em Cosmorama (SP), tem 59 anos e é bacharel em direito, já foi presidente de sindicato, ministro duas vezes e prefeito de São Bernardo do Campo a partir de 2009.

Para o político, é preciso valorizar os professores, com aumento salarial. A promesa é que em quatro anos a categoria passe a receber mais de R$ 4 mil por mês - o piso atual é de R$ 2.585. "É possível, temos estados como o Maranhão, por exemplo, que pagam mais que o dobro do que é pago aos professores de Paulo. Cabe no orçamento do estado [o reajuste]" disse.

Ele avalia que o estado pode gerar emprego em uma nova dinâmica de atuação, com projetos que gerem vagas. "Fui ministro do Trabalho, sei como gerar emprego, e para isso é preciso sintonia com o governo federal. Acredito que mudanças na política portuária e financiamentos internacionais podem movimentar obras e gerar empregos", disse. Ele não fez projeção sobre o número de vagas.

Ainda sobre empregos e economia, Marinho é contra o acordo entre a Embraer e Boeing. "A Embraer tem um papel fantástico na economia brasileira e consolida todos os projetos estratégicos de defesa do país. O que a Boeing quer [com a joint venture] é a engenharia criativa e jovem da Embraer, que vai ser levada embora. Vamos transportar emprego para os Estados Unidos", avaliou.

Gestão

O petista afirmou que pretende fazer uma gestão eficente dos recursos públicos. "Dinheiro vem da eficiência da economia, é preciso também conter a 'sangria' causada pelos desvios de recursos. Caso eu seja eleito, vou olhar para frente, combater a sonegação, fazer crescer a receita de São Paulo e combater os desperdícios", disse.

Para ele, na atual gestão falta transparência no planejamento orçamentário. "Penso em um governo com olhar regional, com um diagnóstico para pensar os dramas do povo", disse.

Para encerrar a entrevista, Marinho foi questionado sobre os problemas habitacionais, com destaque para um terreno no limite entre São José dos Campos e Jacareí, em que estão sendo erguidas casas improvisadas e barracos em ritmo desenfreado. Sobre o assunto, ele não detalhou como pretende resolver. "É preciso cessar ocupações com projetos mais sérios", afirmou.

Agenda

Nesta terça, além da entrevista à Rede Vanguarda, Luiz Marinho cumpriu agenda partidária interna, com a gravação de programa eleitoral.

Calendário

Na quinta-feira (30) será entrevistado o candidato do João Doria (PSDB). Também serão entrevistados Paulo Skaf (MDB) e Professora Lisete (PSOL).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1