Por Iryá Rodrigues, g1 AC — Rio Branco


Geovane do Nascimento Gomes, de 20 anos, foi eliminado do Enem no Acre — Foto: Iryá Rodrigues/g1

O jovem Geovane do Nascimento Gomes, de 20 anos, que foi eliminado no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) no Acre, nesse domingo (5), após seu celular tocar na sala, ficou surpreso com a repercussão do caso nas redes sociais. Somente em uma página no Instagram, a história teve mais de 320,8 mil curtidas e 3 mil comentários. Ele viralizou após reportagem no g1.

O vigilante revelou que esqueceu de desativar o alarme do celular, mas que pensou que não tocaria, uma vez que antes de desligar o aparelho, teve o cuidado de colocar em modo “não perturbe” e “modo avião”.

Leia também:

“Não imaginei que ia tomar essa proporção como foi, que chegou em outros estados. Não achei ruim não, na verdade, é até bom para conscientizar outras pessoas sobre o que aconteceu e para que fiquem mais atentos, sobretudo, aqueles que vão fazer o segundo dia do Enem. Então, é bom ter essa informação para evitar que aconteça com outros. Notei nos comentários que isso já aconteceu com várias pessoas”, disse o jovem.

O alarme, que faz parte de sua rotina diária às 13h30, foi configurado para despertá-lo após o horário de almoço e descanso, antes de retornar ao trabalho.

“Esse despertador eu uso diariamente é justamente após o meu horário de almoço para eu voltar para o trabalho. Mas, infelizmente tocou nesse domingo e acabou me eliminando. Meus pais ficaram chateados que, por conta de um motivo tão banal, eu tenha sido eliminado. Não gostaram não”, contou.

Nesse domingo, ao sair da sala no Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco, acompanhado de uma fiscal, o jovem relatou que o celular tocou dentro do porta objetos e que não teve jeito, ele acabou eliminado do certame.

"Desliguei tudo, só que tinha um despertador ativado e aí ele pegou e ligou sozinho e acabou me eliminando. Estava concluindo o meu gabarito e ia partir para a redação. Aí tocou no exato momento e foi isso", disse.

Essa foi a terceira vez que Gomes fez o Enem e ele pretendia fazer administração.

Enem

Nesse domingo (5) foram aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Dos 24.277 inscritos no Acre, 33,2% não compareceram aos locais de provas. Ou seja, mais de 8 mil inscritos se ausentaram da prova.

Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a taxa de ausentes no estado acreano foi a segunda maior do país, ficando atrás somente do Amazonas, que fechou com 44%.

O percentual de faltosos no Acre ficou acima da média nacional, que foi de 28,1%. Com relação à taxa do ano passado, o número também foi maior, já que na modalidade impressa, a taxa ficou em 31,5% em 2022.

O Acre teve aplicação da prova em 17 municípios, soma do 92 locais e 953 salas de prova.

Reveja os telejornais do Acre

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!