Por Cadu Freitas e Elida Oliveira


Maria Letícia Lima, ao lado da mãe, Luziane Lima, optou por fazer o Enem digital por receio da Covid-19. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

O receio de se contaminar com o novo coronavírus foi o principal motivador para que Maria Letícia Lima, de 17 anos, optasse pela nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em formato digital. A jovem realiza a prova neste domingo (31), numa escola de Fortaleza.

"Escolhi (pelo Enem digital) pelo fato de que eu tenho muito medo de pegar essa doença e levar pra casa. Apesar de eu ter uma certeza de que se eu pegar, não vai mostrar em mim, eu tenho certeza que eu posso passar pra outras pessoas. Então eu decidi o digital porque eu achei que era mais seguro. E eu tô vendo que é, porque tem tanta pouca gente", relata.

No colégio Ari de Sá, no Bairro Edson Queiroz, somente 90 candidatos estão programados para realizar a prova, que tem início às 13h30.

Estudante de escola pública, Maria Letícia afirma que o celular foi um dos principais aliados para acompanhar as aulas, já que não possui computador em casa. Ela conta ainda sobre o sentimento antes de fazer a prova. "Eu tô bem nervosa, com medo de fazer qualquer coisa errada. Eu tô tremendo desde que eu saí de casa", revela.

A mãe, Luziane Lima, acompanhou a filha até o portão do local de prova e demonstrou apoio para tranquilizá-la. "Tô sempre presente na vida dela, buscando o melhor pra vida dela. Tá bom pra ela, tá ótimo pra mim. O momento é diferente, mas foi uma escolha dela, tô apoiando. Achei estranho (o Enem digital), nunca teve isso, tudo é novo, mas se é novidade, vamos tentar", diz.

Enem no Ceará

No Ceará, a versão digital do Enem conta com 3.112 estudantes inscritos. A prova será aplicada em três municípios, sendo Fortaleza, Sobral e Quixadá. As provas ocorrem neste domingo (31) e no próximo (7).

Versão digital

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trará pela primeira vez a aplicação de provas digitais, feitas em computadores.

O novo exame, previsto anteriormente para outubro e adiado por causa da pandemia, será aplicado neste domingo (31) e no próximo (7).

As provas serão feitas em aparelhos sem acesso à internet ou ferramentas como calculadoras e editor de texto.

A redação será manual, e os alunos precisam levar canetas pretas de tubo transparente para escrevê-la. Das 101.100 pessoas inscritas nesta modalidade, 96.086 confirmaram a inscrição (1,66% do total de candidatos confirmados).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?