Educação

Por Bianka Carvalho, TV Globo


Candidata conta segredos da redação nota mil no Enem

Candidata conta segredos da redação nota mil no Enem

Mestre em administração e auditora, Roseane Milanez, 48 anos, nunca abandonou o sonho de cursar direito em uma universidade pública. Para alcançar a tão desejada formação, ela passou um ano estudando para o vestibular e a recompensa veio com a tão sonhada nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. (Veja vídeo acima)

Moradora de Abreu e Lima, no Grande Recife, Roseane contou que o segredo para alcançar a nota máxima foi estudar em parceria com outros candidatos e praticar. No início de 2017, ela criou um pequeno grupo de estudos em casa, com nove pessoas, incluindo a irmã e os sobrinhos. Para isso, contou com aulas de dois professores, um de matemática e um de português e redação, além da ajuda mútua entre os amigos.

A prática também foi o que levou Roseane à perfeição. Há três anos, ela faz o exame para treinar a redação. Na primeira tentativa, a nota dela se aproximou dos 900 pontos.

Em 2017, o tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" e a funcionária pública tirou de letra. "Nós já tínhamos feito redações aqui no grupo com temas de acessibilidade antes, então foi muito tranquilo para mim. Mas eu nunca esparava tirar mil", conta.

No início do ano, as aulas eram ministradas no terraço de uma das alunas. Para garantir mais tranquilidade e um ambiente adequado aos estudos, em junho de 2017, Roseane reformou um antigo espaço de sua casa e montou uma pequena sala de aula, com arcondicionado, quadro e carteiras iguais as de cursinhos.

"Tive a ideia de reformar um pouco aqui, porque tornar a sala de aula mais confortável ajuda nos estudos, nos tranquiliza", afirmou.

Roseane Milanez alcançou a nota máxima na redação do Enem 2017; candidata deseja cursar direito — Foto: Reprodução/TV Globo

Com a nota máxima, o sonho de cursar direito em universidade pública ficou mais próximo de Roseane. Na classificação de pesos para o curso escolhido no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a redação é a disciplina de maior importância, com peso 3/10. A média da candidata ficou 721,79 para o curso.

O professor de redação que instruiu Roseane durante os estudos, Anderson Ferreira, conta que o segredo é, na verdade, disciplina. "Na maioria das vezes, os estudantes ainda são um pouco relapsos com a produção de textos semanais. Aqui, nós fazemos temas diferentes toda semana. Só se aprende a escrever, escrevendo", destacou.

Outra dica do professor é conhecer e entender bem as competências cobradas no Enem. Isso significa demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreender a proposta de redação, construir argumentação com fatos, informações e opiniões em defesa de um ponto de vista e elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

Roseane Milanez tirou nota máxima na redação do Enem 2017 — Foto: Reprodução

Sisu

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem ser feitas por meio do site do programa e vão até as 22h59 desta sexta-feira (26). Em Pernambuco, estão sendo ofertadas mais de 13 mil vagas nas Universidades de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Vale de São Franciso (Univasf).

As inscrições no programa são gratuitas. Confira o edital completo do sistema de seleção. Em todo o Brasil, 130 instituições de ensino superior e técnico aderiram ao Sisu. Ao todo, estão sendo oferecidas 239 mil vagas em universidades públicas. As inscrições tiveram início na terça-feira (23).

Na UFPE estão sendo ofertadas 6.952 vagas em 102 cursos, nos três campi da instituição: no Recife, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do estado, e em Caruaru, no Agreste. Já na UPE, as 1.750 vagas estrão distribuídas em 55 cursos nos 11 campi da universidade. No IFPE, são 384 vagas para nove cursos técnicos e graduações, distribuídos nos três campi da instituição.

Já na UFRPE estão sendo ofertadas 3.880 em 55 diferentes cursos nos campi de Recife, Garanhuns, Serra Talhada, Cabo de Santo Agostinho e Educação à distância, além de contar com seis estações avançadas de pesquisa no Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.

Na Univasf, em Petrolina, no Sertão do estado, estão sendo ofertadas 720 vagas em 23 cursos. A instituição conta, ainda, com outras duas sedes na Bahia e no Piauí. Somando os dois pontos, há 510 vagas disponíveis.

As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do Sisu 2018, que abrirá inscrições no fim de maio.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você