Por G1


'Aventuras de Amí' é uma série de animação baiana que será exibida no Canal Futura — Foto: Divulgação

O Canal Futura lança, nesta segunda-feira (5), uma nova programação infantil, com animações e séries educativas produzidas para crianças de 3 a 12 anos.

As produções vão ao ar em todos os dias da semana, das 7h às 9h; e de segunda a sexta, das 17h às 18h. Para acompanhar as novidades, é só entrar no Futura pelos Canais Globo ou pelo Globoplay. O acesso é gratuito.

Todo o conteúdo exibido está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Serão abordados temas de ciência, matemática, linguagens e socialização.

Haverá também programas sobre diversidade, cultura, inclusão, convivência na escola, resolução de conflitos, relações familiares e empatia, por exemplo.

'Bino & Fino' é animação nigeriana que estará na programação do Futura — Foto: Divulgação

O projeto é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho (FRM) para apoiar alunos, educadores e famílias que enfrentam desafios na educação durante a pandemia.

“A infância é um momento fundamental para atuar contra a defasagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Entendemos que é importante agir logo, desde cedo, para redefinir sua trajetória na educação”, diz Wilson Risolia, secretário-geral da FRM.

Programas de diversos países

Entre os destaques, estão programas produzidos internacionalmente, como a animação nigeriana "Bino & Fino”; as séries colombianas “Minhas Brincadeiras” e “Cienciheróis”; a argentina “Neuroquê?” e a ficção australiana “Primeiro Dia”, cuja protagonista é uma menina transgênero que muda de escola.

'O dia em que me tornei mais forte' terá episódios gravados na Amazônia — Foto: Divulgação

As crianças também poderão assistir à série "O dia em que me tornei mais forte", resultado da parceria entre o Brasil e outros 14 países. Dois episódios foram elaborados pelo Futura - um em São Paulo e outro na Amazônia. Como trilha sonora, o público conhecerá uma música inédita gravada pela cantora Fernanda Takai.

Vídeos de Educação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!