Por g1 PR e RPC Curitiba


Pais e mães de alunos de CMEIs de Campo Magro reclamam de adiamento às vésperas do retorno das aulas presenciais — Foto: Arquivo pessoal

A Prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, anunciou que as aulas presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que estavam previstas para começarem na segunda-feira (7) foram adiadas por um mês.

O anúncio foi feito na quinta-feira (5), pelas redes sociais do município, quatro dias antes da data de retorno prevista para as atividades.

A decisão gerou revolta de pais e responsáveis de alunos, que alegam prejuízos causados pelo anúncio feito às vésperas da retomada.

Priscila Lettieri é mãe solo e, dos quatro filhos, três estão matriculados em CMEI. Ela conta que durante a semana, quando houve o anúncio de que as aulas retornariam na segunda-feira, saiu às pressas para comprar materiais escolares, uniformes e fechou contrato com a van escolar para o transporte.

Ela começaria a trabalhar em um salão de beleza na terça-feira (8), contando que os filhos estariam na escola. Com o adiamento do retorno das aulas presenciais, Priscila precisou perder a oportunidade de emprego.

"Gastei um dinheiro que eu nem tinha, que eu poderia ter deixado de gastar, e perdi o emprego. A gente tinha se programado em tudo, em uniforme, materiais. Eles tiveram tempo para se programar", disse.

No anúncio, o município alegou que as aulas presenciais foram adiadas por causa de dificuldades na contratação de estagiários técnicos do curso de pedagogia para auxiliar os professores das unidades.

A prefeitura informou que "contava até recentemente com um cadastro de 57 interessados nas vagas de estágio em questão, os quais, quando convocados para levar a documentação para assumir as vagas, somente 5 compareceram".

Segundo a administração municipal, as crianças matriculadas nos CMEIs terão aulas remotas invés do modelo presencial e, caso o impasse se resolva antes da data de 7 de março, "as aulas presenciais voltarão antes". Leia a nota da prefeitura, na íntegra, ao final da reportagem.

'Falta de respeito', diz morador

Os pais reclamam que, sabendo do problema, o município deveria ter se programado para garantir a contratação dos estagiários a tempo e apontam falta de respeito com as famílias da região pelo fato de o anúncio ter sido feito sem antecedência.

"Muitos pais já cancelaram babás, compraram materiais, acertaram transporte para seus filhos para, agora, simplesmente a prefeitura adiar o retorno. Nossos pequenos não merecem tamanha falta de respeito", escreveu Cleverson Spaki.

Daiane Talma, que também é mãe de aluno, disse que havia conseguido um emprego para início na semana que vem, contando com o retorno das aulas. Ela destacou que as aulas nos CMEIs da cidade estão há dois anos de forma remota.

"Só queremos o nosso direito. Avisaram que deveríamos comprar os materiais e entregar com antecedência, muitas mães fizeram até o que não podiam para comprar, algumas pagam van para o transporte das crianças, e a prefeitura está novamente fazendo as mães de palhaças. Fica a pergunta do povo: não teve tempo para fazer contratações?", afirmou.

Pais de alunos de CMEIs de Campo Magro compraram material escolar para os filhos, que retornariam às aulas presenciais na segunda-feira (7) — Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de mães e responsáveis por alunos que tiveram aulas presenciais adiadas se reuniram em um grupo de mensagens para compartilhar as reclamações e buscar uma solução para o problema. Cerca de 40 pessoas participam.

"Houve comoção, lógico, na rede social, no Facebook da prefeitura, teve revolta, eu mesma comentei. Acabou que, com toda essa repercussão, decidimos fazer esse grupo para cobrarmos mais informações", disse Priscila.

Prefeito criticou reclamações em live

Na sexta-feira (4), o prefeito de Campo Magro, Cláudio César Casagrande (PSD), fez uma transmissão pela internet, no perfil da administração municipal, sobre o assunto. Ele criticou familiares de alunos que reclamaram sobre o adiamento do retorno das aulas presenciais.

Segundo Casagrande, parte das reclamações possuem intenções políticas, e os materiais escolares que os pais argumentaram terem se apressado para comprar serão usados em períodos posteriores.

"Existem mães que estão se manifestando que, no processo anterior, o Conselho Tutelar teve que acionar, as escolas tiveram que acionar, mãe que não ia buscar o trabalho, não acompanhava seus filhos, não fazia sua tarefa em casa de acompanhamento. Então, não se deixem ser manipulados", disse.

Nos comentários da transmissão, alguns moradores criticaram as palavras do prefeito.

"Ele falou que são mães que querem fazer baderna, que não faziam atividades remotas com seus filhos. Ele generalizou como se a gente quisesse chamar atenção. A gente só quer saber dos nossos direitos, que precisamos trabalhar", afirmou Priscila.

Prefeito de Campo Magro, Cláudio César Casagrande (PSD), fez uma transmissão pela internet para falar sobre o adiamento nas aulas presenciais em CMEIs — Foto: Reprodução/Facebook

Leia, abaixo, a íntegra da nota do município:

"A Prefeitura de Campo Magro esclarece que, por decisão fundamentada em dados técnicos que atentam à realidade atual do Município, as aulas presenciais dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) continuarão de forma remota, a princípio, até o 7 de março de 2022.

Tal definição se dá por conta das dificuldades que a Prefeitura tem enfrentado na contratação de estagiários técnicos do curso de Pedagogia para prestar o devido auxílio aos professores dos CMEIs. Isto se dá, dentre outros fatores, até mesmo ao grande número de novas infecções contagiosas do novo coronavírus, o que tem feito com que muitos profissionais optem por trabalhos que possam exercer de suas residências.

A título de exemplo. A Prefeitura contava até recentemente com um cadastro de 57 interessados nas vagas de estágio em questão, os quais, quando convocados para levar a documentação para assumir as vagas, somente 5 compareceram. Isto é, a adesão de interessados resta extremamente baixa, ao menos neste momento.

Deste modo, a Prefeitura esclarece e reforça que as crianças matriculadas nos CMEIs não ficarão sem aula. Todavia, ainda neste momento atípico pelo qual passamos, as aulas continuarão, por ora, via remota.

Ainda, caso a situação ora enfrentada se resolva antes da data de 7 de março, as aulas presenciais voltarão antes desta data prevista.

A Prefeitura de Campo Magro não vem medindo esforços no enfrentamento da Pandemia decorrente do Covid-19, e, em relação às aulas da rede de ensino municipal, vem tomando decisões que resguardem a população em geral, as crianças e os Profissionais da Educação".

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!