Por g1 Campinas e Região


Campinas anuncia fim da obrigatoriedade de máscaras em locais fechados — Foto: Reprodução

A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou nesta sexta-feira (18) que vai desobrigar o uso de máscara em locais fechados a partir de sábado (19), mas manteve a obrigatoriedade em escolas. A decisão ocorre um dia depois do decreto estadual sobre o assunto, publicado na quinta (17) pelo governador João Doria (PSDB).

Segundo o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), o decreto que será publicado no Diário Oficial de sábado é mais restritivo que o estadual. O prefeito pontuou que a situação da pandemia de Covid-19 permite a flexibilização, mas lamentou o baixo índice vacinal de crianças.

"De acordo com todos os dados levantados, tanto indicadores tradicionais da pandemia, quanto os precoces, nós resolvemos acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Nós teremos uma exceção que são os ambientes fechados nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio", disse o prefeito.

Outra diferença em relação ao decreto estadual, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, Andrea von Zuben, é a obrigatoriedade do uso para trabalhadores e visitantes de asilos.

Onde o uso é obrigatório?

  • Hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas e fisioterápicas e etc.
  • Meios de transporte coletivo de passageiros, incluindo taxi, transporte escolar, fretado e transporte por aplicativo, além dos locais de acesso, embarque e desembarque. Incluindo elevadores.
  • Instituições de Longa Permanência de Idosos (asilos): trabalhadores e visitantes.
  • Escolas públicas e particulares de ensino médio, fundamental 1 e 2, educação infantil e creches, em local fechado, para trabalhadores, visitantes e alunos.
  • Pessoas com sintomas gripais.

Von Zuben ressaltou que segue importante a orientação para moradores com sintomas respiratórios ficarem em isolamento.

Secretário de Justiça, Peter Panutto explicou que a obrigatoriedade se restringe às escolas particulares e públicas de ensino regular. "Todo o demais que não for isso, que é considerado serviço, como [escolas de] idiomas, informática, isso não mantém a obrigatoriedade".

A diretora do Devisa reforçou, no entanto, a recomendação para todas as crianças que não estão vacinadas fazerem uso regular de máscara.

Onde o uso é recomendado?

A Secretaria de Saúde de Campinas recomenda a manutenção do uso de máscara em ambientes abertos ou fechados em que não seja possível manter distanciamento mínimo de um metro para quem seja ou tenha contato com:

  • Gestantes
  • Idosos
  • Portadoras de doenças crônicas
  • Pessoas com imunidade baixa (imunossuprimidas)

"O uso de máscara pode ser mantido por todos aqueles que desejarem, sendo mais indicado nas situações de maior exposição à riscos, em especial nos ambientes fechados, por tempo prolongado, com aglomeração", pontuou a prefeitura.

Questionada se as empresas podem continuar exigindo dos funcionários o uso de máscara, von Zuben disse que cabe à cada companhia decidir. "Eles podem sim [exigir] se for decidido pela direção. Não é algo que a gente está legislando".

Prefeito de Campinas, Dário Saadi, durante anúncio de novas regras sobre uso de máscara — Foto: Reprodução/EPTV

Por que manter nas escolas?

Para explicar por que as máscaras seguem obrigatórias em salas de aula e ambientes fechados de escolas, Von Zuben apresentou um gráfico com a distribuição de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e crianças e adultos.

Gráfico apresentado pela Prefeitura de Campinas mostra que índice de SRAG em adultos caiu, mas em crianças se manteve — Foto: Reprodução/Prefeitura de Campinas

"A linha azul é a diminuição dos casos de síndrome respiratória aguda grave em adultos. Vejam crianças [linha vermelha]... A gente não consegue fazer a mesma mudança. O gráfico teve, em algum ponto, uma tendência de aumento e depois estabilização", resumiu Andrea.

Andrea contextualiza a queda em adultos com a baixa taxa de positividade dos testes de Covid-19, além da redução no índice de transmissão da Covid-19. Segundo Andrea, a taxa de transmissão é a menor desde que o fator é calculado.

Estes resultados, segundo a diretora do Devisa, têm origem direta na alta cobertura vacinal do público adulto. Já a imunização das crianças, apesar de mudanças de estratégias e apelos feitos por especialistas, não avançou como as autoridades em saúde esperavam.

Campinas tem, até esta sexta, 41,5% de cobertura vacinal contra Covid na faixa etária de 5 a 17 anos. "A gente tem que ter no mínimo 70%, que não é um número bom. O ideal é acima de 90%, mas para gente ter proteção na coletividade", explicou.

"Então, qual é o nosso temor? Reunir crianças fechadas em salas de aula durante várias horas por dia, em ambientes fechados. Às vezes não é nem possível manter o distanciamento mínimo de 1 metro, e com a taxa de vacinação tão baixa liberar o uso de máscara nessa faixa etária".

Também presente na coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, lamentou o pequeno avanço na vacinação de crianças, assim como o prefeito. Já Von Zuben reforçou que crianças que não se vacinaram contra Covid-19 devem usar máscara sempre.

"Se um adulto não quiser usar máscara, não quis no período que era obrigatório usar, é uma postura mais individual. Agora, crianças muitas vezes seguem as normas. São obrigadas a seguir as normas. Independentemente do percentual de crianças com Covid ser baixa, mas se uma criança vier a falecer por Covid-19, nós todos aqui vamos nos sentir culpados", disse o prefeito.

Andrea Von Zuben, Lair Zambon e Dário Saadi em live para anúncio da desobrigação do uso de máscaras — Foto: Reprodução/Facebook

Números da Covid-19

O prefeito também atualizou os números da Covid-19. Segundo o balanço da prefeitura, são 18.5129 casos confirmados, 14 a mais do que quinta-feira. Além disso, a administração confirma 4.998 mortes, duas a mais que o dia anterior.

Segundo o prefeito, a taxa de ocupação de leitos de UTI SRAG estão em 57,8%; sendo 38% no SUS municipal, 100% no estadual e rede privada de 68,2%.

LEIA TAMBÉM:

Quem deve continuar usando máscara contra a Covid-19 mesmo com o fim da obrigatoriedade?

Quem deve continuar usando máscara contra a Covid-19 mesmo com o fim da obrigatoriedade?

Decisão estadual

O governador de São Paulo assinou, na tarde de quinta, o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.

A decisão de flexibilizar o uso de máscara em locais fechados foi anunciada pelo governador em post no Twitter. "Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!".

Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico. “Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, "constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva."

O governador João Doria retira máscara durante anúncio do fim da obrigatoriedade para o item de proteção em ambientes abertos. — Foto: Reprodução/TV Globo

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!