Começa na próxima semana em 60 escolas de ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro uma iniciativa importante, para promover a conscientização política dos alunos sobre participar do processo eleitoral.
A campanha “1º Voto: Responsabilidade e Cidadania”, é resultado de parceria do Ministério Público Eleitoral com o Tribunal Regional Eleitoral e a ONG SaferNet Brasil, entidade referência no enfrentamento a crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.
Entre as metas do projeto está incentivar jovens da rede pública, que tenham entre 16 e 17 anos, faixa em que o voto é facultativo, a tirar o título de eleitor e se habilitar a participar do pleito em outubro.
A ação educativa será realizada por meio da apresentação de vídeo, em linguagem voltada para esse público-alvo, também com alertas sobre os riscos das fake news e desinformação eleitoral. A ideia é deixá-los ligados nas agências de checagem de notícias. Outro ponto será a garantia de integridade das urnas eletrônicas e segurança do processo eleitoral como um todo.
As apresentações, com duração média de 30 minutos, incluem vídeos, slides, animações e orientações de especialistas.
Todas as escolas que participarem do projeto, tanto da da capital quanto do interior do estado, receberão cartilhas para a realização de outras atividades educativas com foco nas eleições de outubro, quando todo o país irá às urnas escolher Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, o segundo, onde houver, no dia 30 do mesmo mês.
*Com supervisão de Vitória Elizabeth






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.