Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto, Valor — Brasília


A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira (19) a aprovação do projeto que regulamenta o ensino doméstico (homeschooling). Todos os destaques, com sugestões de mudanças no parecer da relatora Luísa Canziani (PSD-PR), foram rejeitados.

A proposta segue para análise do Senado Federal. A Casa comandada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem travado a discussão de matérias polêmicas que tenham avançado na Câmara.

Durante a análise do texto-base, PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol, PV e Rede orientaram contra. O MDB liberou sua bancada a votar como quisesse. O governo do presidente Jair Bolsonaro quer que o texto avance como forma de acenar ao eleitorado evangélico e aos seus apoiadores mais conservadores.

O projeto se tornou necessário porque uma decisão de 2019 do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a inconstitucionalidade do ensino doméstico enquanto não houver regulamentação em lei. Com isso, os pais que se recusaram a matricular os filhos em escolas tradicionais passaram a ser responsabilizados civil e penalmente.

O texto impõe mais regras do que queriam inicialmente representantes do Ministério da Educação e evangélicos, mas os governistas cederam para viabilizar a lei antes da eleição.

Em seu parecer, a relatora estabeleceu regras mínimas para que os pais possam ensinar os filhos em casa, mas sem comprometer o ensino e segurança das crianças.

Um dos pontos que mais enfrentava resistência dos evangélicos e do governo era a exigência de que os pais precisavam ter ensino superior completo para adotarem o homeschooling. Após muita pressão, o acordo envolveu permitir também o ensino doméstico para aqueles tutores com educação profissional tecnológica. Foi a principal concessão na versão final do projeto.

Além disso, os pais também não poderão ter antecedentes criminais, precisarão matricular os filhos numa instituição de ensino para avaliação periódica, deverão seguir o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, garantir o convívio dos filhos em comunidade e frequentar reuniões semestrais com a escola para troca de experiências.

Outro ponto do parecer que enfrentava resistência do governo e dos pais acabou ficando do jeito que Canziani propôs. O relatório determina que uma criança que reprovar duas vezes seguidas ou três alternadas terá que frequentar a escola, com os pais perdendo direito ao ensino doméstico.

Durante a votação

Durante a votação, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) destacou que a proposta não deveria ser considerada prioritária pelo Poder Legislativo. “É uma mensagem horrível e negativa. É irresponsável que a Câmara não se coloque ao lado da garantia dos direitos dessas crianças”.

A favor da matéria, o líder do Solidariedade na Casa, Lucas Vergilio (GO), disse que o homeschooling exige muito dos pais e não é o caminho mais fácil para as famílias. “Estamos votando o direito daquele que quer optar pelo homeschooling. Não podemos tirar esse direito das pessoas.”

Partido de Bolsonaro, o PL tentou emplacar um destaque para que os pais ou tutores dos alunos que estarão sob o regime do ensino domiciliar não sejam obrigados a ter ensino superior. A oposição contestou bastante a sugestão de mudança, que não foi defendida nem pelo líder do governo da Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O destaque foi rejeitado.

Segundo o líder da bancada evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a aprovação do destaque seria natural, já que há professores da rede de ensino tradicional que não possuem ensino superior. Ele defendeu que pessoas que não tivessem a formação poderiam ser tutores apenas de alunos do ensino fundamental.

Por outro lado, a deputada Erika Kokay (PT-DF), disse ser contrária à sugestão do PL e que é preciso acabar com o “negacionismo e a desonestidade intelectual”. “Como podemos acreditar que podemos tirar a exigência do ensino superior para a educação infantil?”

Manifesto contra o projeto

Na terça-feira, mais de 400 entidades, entre elas, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), divulgaram manifesto contra o avanço do projeto.

Na avaliação das entidades, a aprovação da proposta representa um risco à garantia do direito fundamental à educação e pode intensificar as desigualdades já existentes.

“Tal regulamentação pode aprofundar ainda mais as imensas desigualdades sociais e educacionais, estimular a desescolarização por parte de movimentos ultraconservadores e multiplicar os casos de violência e desproteção aos quais estão submetidos milhões de crianças e adolescentes”, defenderam as entidades no documento.

Para elas, o projeto, conforme enviado pelo Poder Executivo ao Congresso, desrespeita a Constituição. “A educação escolar (regular) necessita de mais investimentos e de efetivo regime de colaboração para superar os desafios históricos e atuais impostos pela pandemia e não da regulamentação de uma modalidade que ataca as finalidades da educação previstas no artigo 205 da Constituição Federal, amplia a desobrigação do Estado com a garantia do direito humano à educação de qualidade para todas as pessoas e fere os direitos das crianças e adolescentes”.

Na segunda-feira, Todos Pela Educação publicou nota, na qual avaliou que considerar a educação domiciliar uma prioridade na gestão educacional “é equivocado”. “Passa longe do que precisa ser feito para melhorar a Educação no Brasil e evidencia uma inversão de prioridades do governo federal”.

 — Foto: Tara Winstead/Pexels
— Foto: Tara Winstead/Pexels
Mais recente Próxima Sachsida diz a deputados que é contra construir gasoduto com dinheiro público

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

No exterior, saem dados de PIB e seguro-desemprego dos EUA

Mercados iniciam último pregão do trimestre com atenção voltada ao relatório de inflação

Pregão desta quinta-feira é o último da semana e do trimestre

Bolsas da Europa sobem de olho em indicadores locais e dos EUA

Governos de alguns países estão agindo para contrariar o domínio americano na corrida por IA

Liderados pela Nvidia, EUA lideram em tecnologia de inteligência artificial generativa

Apenas parte do mercado oriental foi impulsionado pelos ganhos de Nova York

Bolsas da Ásia fecham em direções variadas após resultados em Wall Street

É possível que Trump também queira deixar a Otan, diz Bolton

Trump pode pressionar Japão a defender EUA em caso de ataque, diz ex-conselheiro de segurança

Neto do fundador, Laszlo Szabo, de 31 anos, foi indicado para o conselho da Pluxee NV, que surgiu de um "spin-off" e abriu o capital no mês passado

Quem é o herdeiro bilionário da Sodexo formado no mundo cripto

Taxas, impostos e condomínio devem ser excluídos do cálculo da declaração do aluguel no informe de rendimentos

Como declarar aluguel no Imposto de Renda 2024

Segundo médica, as principais queixas estão relacionadas a modificações no rosto

"Rosto de Ozempic" chama atenção no TikTok. Saiba o que é e como evitá-lo