Topo

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para ajudar escolas a combater violência armada

Ross Taylor/Getty Image
Imagem: Ross Taylor/Getty Image

Washington

14/03/2018 18h34

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (14) de maneira esmagadora uma legislação para aumentar o financiamento federal de programas para ajudar as escolas e as forças policiais a impedir a violência armada, após tiroteio em escola da Flórida em fevereiro, que deixou 17 mortos.

Por 407 votos a 10, a Câmara aprovou o projeto de lei e o enviou ao Senado.

No início da quarta-feira, a Casa Branca anunciou apoio do presidente Donald Trump ao projeto de lei, que está muito aquém de legislação mais ampla de controle de armas que ele falou pouco depois do tiroteio na Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, na Flórida.

Desde o massacre, manifestantes estudantis têm pressionado por controles de armas mais rígidos. Centenas deles reuniram-se do lado de fora do Capitólio nesta quarta para levar seu argumento a um Congresso dos EUA que há muito tempo resiste em colocar novos limites nas vendas de armas.

A lei aprovada pela Câmara autoriza subvenções federais, totalizando US$ 50 milhões por ano, para financiar treinamento, sistemas de relatórios anônimos, avaliações de ameaças, equipes de intervenção e coordenação escolar e policial.

A medida, no entanto, não permite que nenhum recurso seja usado para armar professores ou outros funcionários da escola. A Casa Branca disse que a legislação seria melhorada ao retirar essa restrição.

"A melhor maneira de manter nossos alunos e professores seguros é dar-lhes as ferramentas e o treinamento para reconhecer os sinais de alerta para evitar a violência na escola. E esta lei visa fazer exatamente isso", disse o deputado republicano John Rutherford, da Flórida, um ex-xerife que patrocinou o projeto de segurança na escola.

(Reportagem de Richard Cowan, Lisa Lambert, David Alexander e Sarah N. Lynch)