Por Nicolás Satriano, G1 Rio


Plenário da Câmara do Rio discutiu o Plano Municipal da Educação — Foto: Nicolás Satriano/G1

Entrou em pauta da Câmara dos Vereadores carioca, nesta terça-feira (27), o Plano Municipal de Educação (PME), que dará as diretrizes para o ensino no município nos próximos dez anos. O projeto, que já deveria ter sido votado na gestão passada, do ex-prefeito Eduardo Paes, foi sucessivamente adiado e acabou empurrado para o plenário só agora, na administração de Marcelo Crivella. 

Pontos polêmicos do projeto também acabaram atrasando a votação. Um deles se refere à inclusão da palavra "gênero" no plano. Vereadores se dividiram quanto à possibilidade de acrescentar ou não a terminologia e a discussão levou manifestantes pró e contra às galerias do Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio.

Uma das mais de 150 emendas apresentadas pelos parlamentares é da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada há quase duas semanas no Estácio, Região Central do Rio. Na emenda de número 150, Marielle defendia o seguinte:

"Inciso X- promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à laicidade, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental".

Professores e alunos ocuparam o plenário da Câmara Municipal do Rio — Foto: Nicolás Satriano/G1

Nesta terça, antes da votação, vereadores se pronunciaram contra e a favor do texto apresentado no PME e da inclusão da palavra "gênero". Deivid Miranda, correligionário de Marielle, defendeu a inclusão e citou a vereadora durante seu discurso. 

"Minha amiga foi assassinada com quatro tiros. Ela lutava por essas pautas. Ela lutava para que o machismo acabasse dentro das escolas, para que essa nova geração consiga ver a beleza na diversidade."

Contrário à menção da palavra gênero, o vereador Carlos Isquierdo (DEM) foi enfático ao dizer que a educação pertence aos pais e não à escola. 

"A quem pertence a educação dos filhos? À escola, ou aos pais? O debate entre os vereadores tem sido muito respeitoso. A quem compete a educação dos filhos? Aos professores ou aos pais?", frisou Isquierdo.

Para iniciar os trabalhos, foi derrubada a sessão ordinária e aberta uma extraordinária, o que conferiria mais agilidade à sessão. No entanto, as discussões em plenário foram insistentemente travadas pelos gritos de manifestantes presentes. 

De um lado, havia pessoas com cartazes com os dizeres "por uma escola mais democrática" e "PME sem discussão é opressão". De outro, faixas nas quais se lia: "não à erotização das crianças", "fora a ideologia de gênero", "meus filhos, minhas regras", "no meu filho mando eu" e "em favor da família tradicional".

Discussões em plenário foram travadas em vários momentos pelos gritos de manifestantes presentes. — Foto: Nicolás Satriano/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?