Por g1 Santos


Educação financeira — Foto: Freepik

A Câmara de Santos, no litoral de São Paulo, vota a implantação do ensino de noções básicas de finanças, raciocínio lógico para programação, alimentação saudável e defesa civil nas disciplinas de ensino fundamental em escolas municipais. A proposta, apresentada pelo vereador Rui de Rosis (PL), será discutida nesta terça-feira (9).

O Projeto de Lei n°24/2024 prevê que os temas sejam incluídos nos conteúdos programáticos das disciplinas de ensino fundamental das escolas municipais, por meio da Lei Municipal Nº 3.187, que dispõe sobre o ensino de temas transversais na educação pública.

A proposta foi apresentada, inicialmente, em sessão ordinária realizada em fevereiro de 2022. Desde então, o texto passou por análises e sofreu modificações propostas pelas comissões e procuradoria. Ele será discutido, em primeira discussão, a partir das 16h.

Segundo o vereador, a inclusão dos temas resultará na atualização do sistema de ensino municipal, contemplando novos conhecimentos e habilidades que, no geral, não integram o currículo escolar.

Câmara de Santos vota inclusão de aulas sobre educação financeira e alimentação saudável nas escolas — Foto: Candido Gonzalez/Prefeitura de Santos

Noções de finanças

Segundo a justificativa do projeto, o empreendedorismo está diretamente ligado à geração de empregos e riqueza. Rosis defende ainda que o pensamento empreendedor, focado na inovação, precisa estar presente para o desenvolvimento.

No projeto que será discutido, ainda foi anexado o projeto de lei que prevê a criação do “Programa Jovem Empreendedor”, de autoria do vereador. A iniciativa consiste na difusão de conhecimentos sobre ingresso, participação e promoção de atividades empreendedoras.

Além disso, sugere que sejam abordados assuntos de educação financeira, planejamento e participação em mercados de capitais e investimentos aos alunos das escolas municipais, entre outras atividades.

Raciocínio lógico

Ainda de acordo com o texto, a inclusão do ensino de raciocínio lógico para programação nas escolas tem como propósito impulsionar a reflexão entre os alunos e professores sobre o tema e abordar a necessidade de seu entendimento básico.

O vereador destaca que, com o avanço das tecnologias digitais, o raciocínio lógico e a programação têm estado cada vez mais presentes no cotidiano, e entender a linguagem por trás deles é um grande diferencial para qualquer profissional.

Defesa Civil

Outro tema que a proposta prevê a inclusão nas disciplinas de ensino fundamental é a proteção e defesa civil. Segundo Rosis, a promoção do tema seria um pilar fundamental para garantir que problemas relacionados com o tópico sejam mitigados.

Entre eles, o vereador destaca as ocorrências ocasionadas pela chuva e questões pontuais de ocupação na área urbana, como enchentes e deslizamentos. Para ele, a promoção de ações pontuais em conjunto com o Estado podem e devem ser passadas em nível de educação básica.

Alimentação saudável

A inclusão do ensino sobre alimentação saudável na rede municipal de ensino também foi proposta por Rosis. Segundo ele, a proposta permite a promoção da saúde, melhor qualidade de vida e prevenção de doenças através da alimentação.

A justificativa do projeto defende que cabe ao poder público fomentar e dar a possibilidade de conhecimento aos jovens, pois a construção dos valores e pilares que irão nortear as suas escolhas são estabelecidos desde pequenos.

Caso aprovado, o projeto deve passar por nova discussão no Legislativo. Em seguida, deve aguardar sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos) para entrar em vigor.

Prefeitura

A Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que os temas são contemplados no Currículo Santista de maneira transversal e também por meio de projetos e oficinas, como é o caso do Parquinho Tecnológico.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!