Educação

Por João Conrado Kneip e Yasmin Castro, g1 Campinas e Região


Candidatos aproveitam distribuição de picolé no segundo dia do Enem, em Campinas — Foto: João Conrado Kneip/g1

Em meio a um calorão de quase 40ºC, a busca por sombra e água fresca marcou o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (12), em Campinas (SP).

Na frente de um dos locais de prova no bairro Swift, equipes de cursinhos e universidades do município preparam tendas para apoiar os candidatos.

Havia distribuição de picolé de graça, água e sombra disputada. Enquanto esperavam pela abertura dos portões, os candidatos encheram as barraquinhas na tentativa de se esconder do sol.

Enem 2023: Em Campinas, os candidatos encheram as barraquinhas na tentativa de se esconder do sol — Foto: João Conrado Kneip/g1

Aos 18 anos e buscando uma vaga em economia, o estudante Rafael Carvalho foi preparado com um garrafão de 1,5 litro de água. O jovem conta que no primeiro dia de prova teve a sorte de cair em uma sala fresca.

A expectativa é de que o cenário permaneça no segundo. "Na semana passada que eu vim fazer a prova aqui, caí em uma sala maior, uma sala mais espaçosa e tinha ar. Creio que [hoje] é na mesma sala".

Rafael Carvalho, de 18 anos, levou garrafão de água para o segundo dia de prova do Enem, em Campinas — Foto: João Conrado Kneip/g1

Já os candidatos Fernanda Salete Alves, Igor Gonçalves, Miguel Lins Coelho e Isabele Caroline Vicente, todos de 18 anos, fizeram questão de aproveitar um picolé de graça. Além de refrescar, eles tentam amenizar o estresse do dia.

"É muito calor, junta a tensão e o calor aumenta. Fica complicado", comentou Igor.

Maria Vitória e Camile esperavam pela abertura dos portões, ao lado da tia, com uma 'sombrinha' e garrafas cheias de água — Foto: João Conrado Kneip/g1

As estudantes Maria Vitória Breves da Silva e Camile Nathiele da Silva, também de 18 anos, não fizeram diferente. Com quase dois litros de água cada uma, elas esperam encontrar um pouco de conforto para o clima quente durante a prova.

Enem em Campinas e região

Enem 2023: locais de prova são alvo de reclamação de candidatos — Foto: Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A Região de Campinas (SP) tem 42,1 mil pessoas inscritas no Enem, cuja segunda prova ocorre neste domingo. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela aplicação da prova.

O Enem 2023 será aplicado em 19 das 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas. A metrópole reúne o maior número de inscritos, com 15,8 mil estudantes. Já o município da região com menos candidatos é Pedreira, com 408 pessoas. Veja os detalhes na tabela:

Estudantes que vão fazer o Enem na região de Campinas

Cidade Inscritos
Americana 3.073
Amparo 1.348
Artur Nogueira 1.031
Campinas 15.895
Espírito Santo do Pinhal 526
Hortolândia 2.810
Indaiatuba 3.361
Itapira 921
Jaguariúna 1.171
Louveira 493
Mogi Guaçu 1.503
Mogi Mirim 964
Monte Mor 780
Paulínia 1.648
Pedreira 408
Socorro 681
Sumaré 2.734
Valinhos 1.724
Vinhedo 1.050
Total 42.121

Aplicação da prova

📄 No segundo dia de prova, os candidatos deverão responder 90 questões nas seguintes disciplinas:

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Também é importante ficar atento aos horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

📃 O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.

🔫 Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.

✉️ Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.

🍔 Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais

📣 Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

📱 Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!