Por G1 São Carlos e Araraquara


Estudantes da zona rural de São Carlos caminham quase 2h para pegar ônibus

Estudantes da zona rural de São Carlos caminham quase 2h para pegar ônibus

Crianças que moram no Assentamento Nova São Carlos, em São Carlos (SP), enfrentam diariamente uma saga para chegar à escola. Os pais afirmam que, há duas semanas, os veículos escolares concedidos pela prefeitura deixaram de passar em mais de 10 pontos por causa das más condições da estrada e, desde então, mais de 40 estudantes têm de caminhar cerca de 2 km para chegar aos ônibus. A prefeitura informou que está recuperando a via.

Com a mudança, a dona de casa Heloísa Gonçalves de Souza sai com o filho 3 horas antes do início da aula. Como está grávida de 6 meses e ainda tem que levar a filha de 1 ano e 4 meses no colo, para ela o caminho é mais difícil. “É cansativo para mim e para as crianças também é puxado, bem puxado”, afirmou.

À noite, não há iluminação e percurso é feito com lanternas — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

Como Heloísa, outras mães e crianças enfrentam a distância e os buracos. “O medo é eles virem à noite porque tem algumas crianças que chegam 17h30, outras 18h, 18h30, 19h, e tem que vir buscar de lanterna, essa é a dificuldade”, contou a dona de casa Alessandra Palazzolli.

“[Chego à escola] Muito exausto, a gente vai sentar um pouquinho e as costas começam a doer”, relatou Vitor Hugo do Carmo Ribeiro, de 9 anos.

“Eu tenho 4 crianças pequenas, são quase 2 km para chegar e tem que atravessar pasto que tem gado, é perigoso”, disse a dona de casa Luzia Alvim Gomes. Ela relatou que os pequenos levam até 2h30 no percurso e que, na última semana, perderam dias de aula porque ela não tinha como acompanhá-los.

Percurso dos ônibus foi reduzido por conta das condições da estrada — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

Mais problemas

As crianças do assentamento usam o transporte da prefeitura para ir para cinco escolas públicas da região e os pais afirmam que o número de veículos diminuiu.

“Antes, vinham três ônibus, um para o Péricles [Escola Estadual Péricles Soares], um para o Juliano Neto [Escola Estadual Professor José Juliano Neto] e o outro que passa na maioria das escolas, só que eles não estão passando por causa da estrada ruim”, contou a dona de casa Cristiane Moraes. “Só está vindo um ônibus”.

Para piorar, à noite, os pais e as crianças têm de repetir o trajeto, só que no escuro. A estrada não tem iluminação pública e a única luz vem das lanternas.

Percurso pode levar até 2h30, segundo pais — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

Prefeitura

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que tem uma equipe trabalhando para recuperar a estrada e, assim, os ônibus poderão chegar ao assentamento.

Sobre a quantidade de veículos, disse que o transporte é oferecido de acordo com o número de alunos e que eles cumprem os horários de entrada e saída das aulas.

Quanto à iluminação, afirmou que vai mandar uma equipe até o local para saber se a responsabilidade é do municipio.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 São Carlos e Araraquara.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1