Brasil Educação

Bullying no Brasil é duas vezes maior que média internacional

Conclusão é de estudo da OCDE feito em 48 países; cidade dos Estados Unidos quer punir prática com multas aos pais
Segundo a Talis, 28% dos diretores das escolas brasileiras no ensino fundamental apontaram o bullying como um problema Foto: O GLOBO / Márcia Campos
Segundo a Talis, 28% dos diretores das escolas brasileiras no ensino fundamental apontaram o bullying como um problema Foto: O GLOBO / Márcia Campos

RIO — O ambiente das escolas brasileiras é duas vezes mais suscetível ao bullying do que a média geral das instituições de ensino em 48 países, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os números, revelados nesta quarta-feira pela Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem 2018 (Talis, na sigla em inglês), mostram que o educador no Brasil gasta apenas 67% do seu tempo em sala de aula com o conteúdo didático.

Especialistas e professores concordam que os números indicam que a violência física e emocional contra estudantes precisa ser enfrentada de novas maneiras no país. Enquanto isso, iniciativas internacionais são discutidas.

LEIA MAIS: ‘Medida é para reincidentes’, diz autor de proposta que multa pais em caso de bullying

Segundo a Talis, 28% dos diretores das escolas brasileiras no ensino fundamental apontaram a intimidação ou o bullying como um problema que ocorre semanal ou diariamente nos ambientes de ensino, enquanto 18% dos administradores das instituições de ensino médio dizem o mesmo. O percentual supera em muito as médias da América Latina (13%) e do mundo (14%). A pesquisa ouviu mais de 250 mil professores e diretores ao redor do mundo. O problema no Brasil é ainda mais acentuado no sistema público de ensino, onde os números sobem para 35% (ensino fundamental) e 23% (ensino médio).

LEIA AINDA: Professores brasileiros têm os piores salários

Com sete anos de magistério, a professora Andréa Dutra trabalha em colégios da rede pública em Duque de Caxias e Belfort Roxo. Ao longo da carreira, precisou lidar com diferentes casos de bullying em suas salas de aula. Para ela, além de políticas públicas, as escolas brasileiras não costumam ter a estrutura necessária para encarar a complexidade do problema.

— Muitas vezes, você chega para dar aula e a escola não tem sequer porteiro, inspetor ou orientador educacional. Como você vai dar um atendimento especial a um aluno problemático? Quando eu olho para o ensino público, só vejo ações individuais e isoladas dos professores para tentar resolver o problema.

Casos internacionais

O documento da OCDE cita bons exemplos de políticas públicas para conter a prática. No Chile, a Superintendência de Educação criou uma ferramenta para que cidadãos denunciem casos de bullying para o governo. Na Estônia, foi implementada uma campanha que começa já nos jardins de infância. Já na província de Alberta, no Canadá, os professores recebem recursos do Ministério da Educação para desenvolver políticas específicas contra o problema.

Enquanto isso, uma ideia americana, que não está no relatório da OCDE, ganhou repercussão nos jornais locais na última semana. O “New York Times” revelou os planos de uma cidade americana para multar pais de alunos que cometem bullying. A ideia foi aprovada em primeira votação no conselho municipal de Wisconsin Rapids na terça-feira e aguarda nova votação no mês que vem.

A medida proíbe o bullying e o assédio na cidade e também visa proteger aqueles que o denunciaram. A ideia surgiu em fevereiro, quando as autoridades descobriram que uma estudante cometeu suicídio após receber mensagens maldosas de colegas. O projeto, inspirado na legislação de uma cidade vizinha, responsabiliza pais e responsáveis pelos atos de menores de 18 anos. Casos de alunos reincidentes serão encaminhados à polícia. A família pode receber notificações por escrito e, no fim das contas, ser multada em até US$ 313.

Acostumada a lidar com crianças e adolescentes vítimas de bullying em seu consultório, a psicanalista Mônica Donetto Guedes diz não acreditar em punições como solução. Para ela, políticas públicas que envolvam estudantes e professoras são mais efetivas do que multas.

— Do ponto de vista social, não vejo o menor sentido. Cabe à escola, como instituição, lidar com essa situação. Não entendo o dinheiro como punição. O bullying não é uma questão legal, mas antes de tudo social e cultural.