Rio
PUBLICIDADE

Por Arthur Leal — Rio de Janeiro

O vídeo é duro de ser assistido até o final. Nele, uma adolescente, aluna da Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, de Natividade, no Noroeste Fluminense, motivada por várias outras em sua volta, ri, debocha e tenta tocar à força o cabelo de uma menina de 11 anos, negra, que resiste como pode às investidas, assustada e indefesa. "Puxa o cabelo dela!", gritam as garotas por várias vezes, sendo abafadas apenas pelas risadas umas das outras. "Você não gosta do seu cabelo?", desdém uma delas. Parte do que é dito na gravação é ininteligível, mas, em alto e bom tom, a vítima pede para que as colegas parem com aquilo. Por fim, no trecho final e mais impiedoso da gravação, elas caçoam da fragilidade da criança diante daquela situação: "Chora! chora, neném". Ela, então, vai às lagrimas.

A situação, que aconteceu dentro dos muros de um colégio estadual, virou caso de polícia. Questionada, neste sábado (1), a Secretaria Estadual de Educação afirmou que, além de ter instaurado uma sindicância na pasta para a apuração detalhada de tudo o que aconteceu, o Conselho Tutelar fez também um registro de ocorrência na delegacia da cidade de Natividade, "já que bullying, racismo e discriminação religiosa são atos criminosos que devem ser avaliados à luz do Estatuto da Criança e da Adolescente". Procurada, a 140ª DP (Natividade) informou que agentes realizarão diligências para identificar todas as pessoas envolvidas e esclarecer os fatos.

'São amigas': conversa de diretora com alunos pega mal

As identidades das meninas, todas menores de idade, serão preservadas. O fato aconteceu na segunda-feira (27), mas veio à tona nesta quinta-feira (30), e esteve entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. A vítima, de 11 anos, sofre de deficiência de aprendizagem – a princípio, chegou a ser dito que ela possuía um grau de autismo.

Com a exposição e grande repercussão negativa sobre o caso, surgiu ainda, num segundo momento, uma nova gravação, também feita por alunos, onde a diretora da instituição fala sobre o incidente. Sem abordar ou condenar as questões relacionadas ao bullying e racismo praticadas pelas adolescentes, ela deu ênfase ao uso irregular dos aparelhos celulares e disse, ainda, que vítima e agressora são amigas, o que gerou revolta por parte de internautas.

– Isso é bom para vocês entenderem o que o celular faz na hora errada nas redes sociais. Essas brincadeiras erradas, de dar tapinha no outro, na hora da fila da merenda, ou em outros momentos... as pessoas filmam e a filmagem (inaudível). Aquela menina que está implicando com a (nome da vítima), as outras em volta ficaram instigando ela a implicar. Porque as duas são amigas – diz a docente em sala de aula.

Também perguntada sobre a postura da diretora, a Seeduc afirmou que, para além das imagens, a direção da escola agiu para proteger todas as crianças, alertando inclusive sobre os perigos do bullying, da falta de respeito, da falta de solidariedade e da disseminação de imagens que podem expor as crianças e causar violência do lado de fora da escola.

– Foi acordado com o Conselho Tutelar e a comunidade escolar, como uma medida protetiva, que as crianças fossem afastadas para a realização de trabalhos didáticos em relação ao bullying. E que elas fossem ouvidas por psicopedagogas e as famílias participassem deste grupo de entrosamento e de discussão coletiva. Esse é um trabalho didático da escola, que fará ações contra o bullying e a violência – afirma a secretária de Educação do RJ, Roberta Barreto.

Neste sábado, em entrevista à CBN, Barreto também falou sobre a necessidade de a sociedade encarar o caso com seriedade e responsabilidade. Segundo ela, as jovens que praticaram o bullying contra a menina de 11 anos estão reclusas e com medo da reação negativa e de toda a proporção que o caso tomou.

– A escola é um lugar de paz, temos que promover a paz. É muito importante a sociedade entender que são crianças e que nós todos precisamos cuidar delas. Não podemos hostilizar as crianças. Elas estão trancadas em casa, com medo da reação da população – disse.

Governador e parlamentares reagem

Ainda nesta sexta-feira, o governador do RJ, Claudio Castro, definiu o episódio como "inaceitável", e publicou um posicionamento nas redes sociais.

"Assim que tomei conhecimento do bullying contra uma aluna da educação especial em uma escola da nossa rede, em Natividade, determinei que a secretária de Educação acompanhe de perto o caso, dando total apoio à estudante e sua família, e tome as providências necessárias", disse o governador. "Ontem anunciei uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. O ambiente escolar deve ser um lugar de paz e respeitar o próximo é um dever de todos nós!".

O deputado federal pelo Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos), também reagiu às imagens.

"Esse vídeo é de partir o coração. A jovem (nome da menina) foi vítima de bullying na escola. Ela perdeu os pais e recebe tratamento em uma instituição de Natividade voltada para pessoas com transtorno do espectro autista e foi vítima de um grupo de meninas que atacaram", escreveu. "Que (nome da menina) possa receber todas as nossas orações e mensagens de carinho para que saiba quão acolhida está sendo em todo o Brasil. Fiquei contente ao ver a quantidade de brasileiros que estão fazendo contato com a jovem e mobilizando para fazê-la sentir nosso carinho. Do outro lado, eu espero que a escola busque as devidas penalidade para essas jovens e que seus pais possam educá-las para o caminho do amor e da empatia para que nunca mais comentam essas violências".

A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) também se pronunciou.

"Quero enviar um recado para a querida (nome da aluna) da Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende no Município de Natividade no RJ. ❤️ Você é uma menina perfeita, linda e incrível! Um grande abraço cheio de amor e carinho", escreveu a parlamentar.

Carlos Jordi (PL-RJ) também escreveu nas redes sociais:

"Desumano e cruel. O caso ocorreu em Natividade, interior do RJ, na Escola Est. Flávio Ribeiro de Rezende. (nome da menina), 11 anos e autista, foi humilhada por conta de seu cabelo e condição. Estou enviando minha assessoria para conseguir contato com a família e nos colocarmos à disposição", disse o deputado federal.

Mais recente Próxima ‘Quero chegar em casa e jogar muito videogame’, disse único sobrevivente de acidente na BR-493 ao deixar o hospital

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Ele foi a voz de Magneto, de X Men, e de Hagrid, em Harry Potter

Morre José Santa Cruz, ator e dublador, aos 95 anos

Sócios foram retirados de voo da Latam com destino à Maceió (AL) nesta quinta-feira

Quem são Kel Ferreti e Igor Campioni, influenciadores expulsos de avião pela PF por brincadeira com 'bomba'

Casa afirma que medida é constitucional e que Congresso Nacional tem compromisso com a responsabilidade fiscal

Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento de empresas

Ministros analisam se mantêm ou derrubam decisão que suspendeu restrições para indicação de políticos

STF marca para 8 de maio retomada de julgamento sobre Lei das Estatais

Internautas também lembraram que a atriz já estava vivendo um romance com Neymar em 2012

Foto mostra como Bruna Marquezine e João Guilherme eram há 10 anos atrás e diferença de idade gera debate; veja

Desembargador da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio diz que sua sentença prevalecia sobre a determinação de colega, por isso, a medida protetiva contra companheiro foi mantida

Caso Regina Gonçalves: Nova decisão do Tribunal de Justiça determina que marido de socialite continue afastado

Anúncio ocorre um dia depois de o Conselho Superior de Esportes informar a criação de um 'Comitê de Supervisão' que irá 'regular' a RFEF durante os próximos meses

Federação Espanhola de Futebol tem novo presidente após saída de Rubiales por assédio contra jogadora

Moeda está acima de R$5 desde o início de abril. Índice divulgado nesta sexta-feira é um dos analisados de perto pelo banco central americano e pode indicar arrefecimento da economia dos EUA

Dólar cai a R$ 5,11 com dados melhores de inflação nos EUA e no Brasil

Sistema de sinalização já atinge 98,2 km em toda a capital paulista; meta é chegar a 200km até o fim do ano

Projeto da Prefeitura de São Paulo para dar mais segurança aos motociclistas, Faixa Azul ganha espaço em novas quatro vias