Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Raphael Di Cunto — De Brasília


Costa Neto: ex-deputado afastou-se do comando formal do partido, mas ainda é quem dá as cartas dentro da sigla — Foto: Aílton de Freitas/Agência o Globo - 11/7/2018
Costa Neto: ex-deputado afastou-se do comando formal do partido, mas ainda é quem dá as cartas dentro da sigla — Foto: Aílton de Freitas/Agência o Globo - 11/7/2018

Em mais um gesto de aproximação com os partidos do Centrão da Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro nomeou ontem o chefe de gabinete da liderança do PL na Câmara dos Deputados e advogado Garigham Amarante Pinto como diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A diretoria é uma das seis do bilionário FNDE, fundo de R$ 29,9 bilhões responsável por grande parte dos investimentos do Ministério da Educação - e que, por decisão do Congresso no ano passado, ganhou autonomia orçamentária em relação ao ministro Abraham Weintraub. A diretoria cedida agora cuida de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos e recursos para transporte escolar.

Advogado, Garigham trabalhava há anos na liderança do PL na Câmara, onde atuou na assessoria das votações em plenário e chegou a chefia de gabinete. Ganhou a confiança dos parlamentares e em especial do ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP), que teve o mandato cassado e saiu oficialmente da presidência do partido após ser preso por envolvimento no mensalão do PT, mas continua a dar as cartas na legenda. Atualmente, o agora diretor do FNDE era assessor direto do líder Wellington Roberto (PB) - que apoiou o PT na eleição e foi contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como adversários de Bolsonaro nos partidos de direita fizeram questão de relembrar ontem.

Entre os políticos, a expectativa é de que um indicado pelo PP assuma o comando do órgão nos próximos dias. O ministro vinha resistindo às investidas do Centrão e tentava manter Karine Santos, funcionária de carreira do FNDE que foi nomeada por ele em dezembro para o lugar de Rodrigo Dias, aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu em agosto, após a aprovação da reforma da Previdência.

As nomeações para o FNDE somam-se a outras encampadas por PP, PL e Republicanos nas últimas semanas em troca de apoio ao governo no Congresso e, em especial, para barrar as tentativas de impeachment do presidente. Esse grupo já recebeu, nessa aliança mais recente, o comando do Departamento Nacional de Combate as Secas (Dnocs), indicado por um consórcio entre PP e Avante, e a Secretaria Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, cargo de responsabilidade do Republicanos, com os postos nos Estados compartilhados também com o nanico PSC.

O grupo ainda espera nomeações para chefias de bancos públicos, como o Banco do Nordeste, prometido ao líder do PL, e outras secretarias de ministérios, como o da Agricultura, do Desenvolvimento Regional e na Saúde. O deputado Ricardo Barros (PP-PB), ex-ministro da Saúde, estaria se movimentando para voltar ao cargo, mas não contaria com apoio da cúpula do PP.

Além desse grupo, o PSD também negocia cargos no Fundo Nacional da Saúde (Funasa) e o DEM e o MDB, que dizem não estarem negociando cargos, tiveram no fim de semana a recondução de dois ex-deputados para o conselho de administração de Itaipu Binacional.

Mais recente Próxima Projeto opõe ruralistas e ambientalistas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Confira o que você precisa saber e acompanhar nesta quinta-feira

Agenda do dia: Campos Neto fala no G20; discursos de representantes do Fed

Neste artigo, Claudio de Moraes, professor do Coppead UFRJ, faz uma análise do financiamento climático no Brasil a partir dos indicadores Social-Environmental Transparency Index (SETI) e Sectorial Environmental Risk Index (SERI).

Análise do financiamento climático no Brasil

Medidas acontecem, principalmente, em um contexto de expansão da influência da China na região

Austrália aumenta gasto em defesa em US$ 32 bilhões na próxima década para evitar coerção externa

Autoridades trataram do impacto da volatilidade excessiva do câmbio e de assuntos geopolíticos

EUA, Japão e Coreia do Sul compartilham preocupação com desvalorização de iene e won

Dados dos EUA estão no radar dos agentes financeiros para pistas sobre o rumo dos juros

Bolsas da Ásia fecham em alta recuperando perdas recentes

Um bom texto pode mudar a percepção das pessoas sobre pequenas grandes coisas

Todo texto importa

Objetivo comum do B20 é fazer da transformação digital um catalisador para um futuro de progresso inclusivo, sustentável e ético

Transformação digital no B20: Cooperando para um futuro sustentável e promissor

Relatórios burocráticos escritos de próprio punho no final dos anos 1920 já revelam um autor indignado frente à desigualdade social

Revolta contra empresa de luz, falta de verba para cemitério: os ‘pepinos’ que Graciliano Ramos encontrou quando era prefeito