Brasil Educação Enem e vestibular Brasília

Bolsonaro critica questão do Enem que comparou salário de Marta e Neymar

Presidente afirmou que prova tem perguntas 'ridículas', mas atribuiu responsabilidade a governos anteriores
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto Foto: Sergio Lima/AFP/12-01-2021
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto Foto: Sergio Lima/AFP/12-01-2021

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira a questão do Enem que comparou o salário dos jogadores de futebol Marta e Neymar e disse que "não tem que ter comparação" porque "o futebol feminino ainda não é uma realidade". Bolsonaro afirmou que o Enem tem questões "ridículas", mas disse que elas foram elaboradas em governos anteriores.

— Você vê as provas do Enem. O banco de questões do Enem, não é do meu governo, é de governos anteriores. Tem questões ali ridículas ainda, ridículas, tratando de assuntos...Comparando mulher jogando futebol e homem. Por que a Marta ganha menos que o Neymar. Não tem que ter comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil — disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Usando como fonte informações de agosto de 2017, a questão do Enem apresenta Marta com um salário anual de 400 mil dólares e 103 gols pela seleção. Com isso, sua média é de 3,9 mil dólares por cada gol. Já Neymar, com remuneração de 14,5 milhões anuais e 50 gols pela seleção, teria média de 290 mil dólares por cada um deles.

Nesta segunda, Bolsonaro afirmou que algumas questões do Enem são "absurdas" porque pregam a igualdade "por baixo" e afirmou que a "iniciativa privada" que define o trabalho.

— O que o Neymar ganha por ano, todos os times de futebol juntos não faturam por ano. Como que vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso se chama iniciativa privada. Ela que faz o trabalho, ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então fazem questões absurdas sempre pregando a igualdade, mas por baixo.