Esportes

Bolsonaro afirma que errou ao tirar do Esporte status de ministério

Presidente participou de cerimônia sobre o Plano Nacional do Desporto (PND), que será enviado ao Congresso após 24 anos parado. Bolsonaro creditou iniciativa a seu secretário de Esportes, mas projeto só andou após pressão de atletas e ex-atletas
O presidente Jair Bolsonaro,participa da solenidade de assinatura do projeto de lei que institui o Plano Nacional do Desporto (PND), no Palácio do Planalto Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil / Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro,participa da solenidade de assinatura do projeto de lei que institui o Plano Nacional do Desporto (PND), no Palácio do Planalto Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil / Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu na manhã desta quarta-feira que errou ao retirar o status de ministério do Esporte e ter transformado a pasta em secretaria. Ele participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto sobre o Plano Nacional de Desportos, que após 24 anos parado será enviado ao Congresso Nacional para ser votado.

LEIA: Parado há mais de 20 anos, PND será enviado à Câmara

— É ainda uma secretaria que deixou de ser ministério. Confesso, Marcelo (Magalhães, Secretário Nacional de Esporte), tem certas coisas que a gente só toma pé depois que chega lá. E a secretaria de Esportes, realmente, merece o status de ministério até pelo tamanho do Brasil, até pela sua população, chegando na casa dos 220 milhões de habitantes. E vemos países que têm 10%, 5% dessa quantidade de habitantes e é (sic) uma potência no esporte — disse o presidente.

LEIA : Atletas farão tuitaço em favor do Plano Nacional de Desportos

Apesar de rever sua posição, Bolsonaro não confirmou se transformará a pasta em ministério neste ou em possível segundo mandato. Entretanto, ele definiu Marcelo Magalhães, como “quem sabe futuro ministro do Esporte”.  Magalhães é um antigo amigo da família Bolsonaro e foi, inclusive, padrinho de casamento de Flávio, filho mais velho do presidente.

Entenda: Nova versão da Lei Pelé pode prever aposentadoria especial para atletas olímpicos

Bolsonaro afirmou também “pelas mãos do Marcelo (o PND) se transforma numa realidade” e que o projeto foi “dessenterrado” e “ressucitado” pelo secretário. Porém, a informação não é verdadeira.

Durante todo o ano passado atletas e ex-atletas foram à Brasília diversas vezes para pressionar que o PND saísse de alguma gaveta do governo federal. O texto ainda passou pela Comissão de Esportes da Câmara antes de ser enviado à Secretaria de Esportes.

O que é o PND?

O PND é um plano com diretrizes de políticas públicas e orçamentárias a serem adotadas pelas três esferas governamentais. O objetivo é valorizar as aulas de Educação Física para que o esporte seja praticado desde a educação infantil até o alto rendimento.

O plano tem metas como: assegurar, em 5 anos, a efetiva prática da educação física a 100% dos alunos da educação básica; a prática da educação física em pelo menos três aulas por semana; e que 80% dos alunos da educação básica estejam matriculados em escolas com quadras poliesportivas.