Saúde Coronavírus

Bolsonaro admite atrasar 'um pouco' o Enem 2020, mas diz que prova tem que ser aplicada este ano

Ministro da Educação, Abraham Weintraub descarta, por ora, discutir uma mudança de calendário
Bolsonaro usa máscara ao sair do Palácio da Alvorada para cumprimentar apoiadores e falar com a imprensa Foto: Reprodução
Bolsonaro usa máscara ao sair do Palácio da Alvorada para cumprimentar apoiadores e falar com a imprensa Foto: Reprodução

BRASÍLIA - Questionado nesta quarta-feira sobre o possível adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro admitiu atrasar "um pouco" a realização da prova, mas disse que ela tem que ser aplicada ainda esse ano.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, descarta, por ora, discutir uma mudança de calendário.

Coronavírus: Senado aprova suspensão de pagamento de parcelas do Fies durante pandemia

— O Enem, tô conversando com Weintraub, né? Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano - declarou.

A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada, em entrevista a jornalistas.

Inscrições abertas

Apesar da pressão de estudantes e universidades pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) por conta da pandemia da Covid-19 , as inscrições da prova estão abertas desde a última segunda-feira. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 22 de maio no portal do participante , no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ). No contexto da pandemia, um levantamento exclusivo do GLOBO aponta que 6,6 milhões de estudantes não tem acesso à internet — a maioria deles na rede pública.

Enem : Dez universidades públicas, como UFRJ e UFF, pedem adiamento do exame

Pela primeira vez desde a criação do exame, o Enem oferecerá duas modalidades: uma presencial e outra digital, com adesão opcional, que contemplará 100 mil candidatos. As provas presenciais ocorrerão em 1 e 8 de novembro. A prova virtual, por sua vez, será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro.

Adiamento : Estudantes criticam vídeo do Inep sobre Enem que diz que 'a vida não pode parar'

A taxa de inscrição para o exame é de R$ 85. Estão isentos do pagamento estudantes concluintes em uma escola de rede pública ou que tenham cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou candidatos de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, ou seja, que tenham uma renda per capita familiar de até meio salário mínimo ou renda mensal familiar de até três salários.

Covid-19 : ‘É essencial abrir os leitos de enfermaria neste momento’, diz pesquisador da Fiocruz

O ministro da Educação, Abraham Weintraub , defende a manutenção da prova presencial na data prevista. No entanto, boa parte das instituições do país interromperam suas atividades no primeiro semestre letivo, seja de forma parcial ou integral, por conta da disseminação da Covid-19 no Brasil. Embora algumas escolas tenham aderido à modalidade do ensino a distância, a ferramenta não é acessível por muitos estudantes brasileiros.

A Hora da Ciência : É hora de deixar a cloroquina descansar

Universidades pedem adiamento

Além disso, as universidades também paralisaram suas atividades indefinidamente. Na última sexta-feira, dez universidades públicas do Rio assinaram um documento pedindo o adiamento do Enem . Entre elas, a UFRJ, maior instituição de ensino superior federal do país.

Sars-CoV-2 : São Paulo ultrapassa 3.700 mortes pelo novo coronavírus

Em uma carta, os reitores das dez instituições se mostraram contra "qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada, como a manutenção do cronograma do Enem 2020, o qual, caso mantido, ampliará as desigualdades de acesso ao ensino superior".

O MEC lançou uma campanha nacional defendendo a manutenção do exame. Na peça publicitária, a pasta defende que "a vida não pode parar". Weintraub, no entanto, não apresentou medidas para assegurar a isonomia do processo, a despeito das desigualdades na educação brasileira.

— Isso que tem que paralisar tudo é bobagem. O Brasil não pode parar, não vai parar — declarou o ministro na semana passada.