Por G1 CE


"Ficam muito felizes", disse o dono da lanchonete sobre a reação da clientela. — Foto: Arquivo pessoal

Uma lanchonete que comercializa açaí em Caucaia, na Grande Fortaleza, resolveu dar descontos com base nas notas da redação do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A promoção repercutiu nas redes sociais e ganhou dezenas de comentários e curtidas.

Os descontos são oferecidos proporcionalmente às notas obtidas pelos estudantes. Quem mora no Ceará e tirou acima de 600 pontos na redação, por exemplo, ganha 10% de desconto na compra do açaí. Já quem tirou acima de 800 pontos, recebe 30% de desconto. Os estudantes com pontuação acima de 950 na redação recebem o açaí de graça, no valor de até R$ 10.

A ideia da campanha promocional foi do analista de marketing Joel Lima, que disse que não imaginava toda essa repercussão. "A gente sempre tenta aproveitas algumas datas sazonais ou algum meme que está atual nas redes sociais. Foi uma coisa que pensei para que os estudantes pudessem desfrutar da nota após muito estudo para o Enem", comentou.

O empresário Gerardo Araújo, proprietário do local, comentou que a campanha aumentou o movimento em cerca de 30% já nos dois primeiros dias, logo após as divulgação das notas na quinta-feira (18). Ele espera que o faturamento com a divulgação nas redes sociais aumente até o fim da campanha promocional, que segue até o dia 31 de janeiro.

"Os alunos levam as notas do Enem e um documento para provar que realmente fizeram a prova. Aí pegam o desconto e ficam muito felizes. É impressionante. Tem gente que vai atrás até dos R$ 10 de desconto. O legal é que aqui ninguém tem vergonha da nota, mesmo que seja um pouco mais baixa", disse.

Gerardo acrescentou que quatro estudantes já receberam o açaí sem pagar nada porque tiraram mais de 950 pontos na redação. Até o momento, segundo o empresário, nenhum aluno nota mil foi ao estabelecimento.

Estudantes aprovam

Os estudantes que fizeram a prova e tiraram boas notas aprovaram a campanha comercial. "Vou aproveitar meus 30% de desconto, adorei!", comentou uma jovem na publicação. "Açaí meritocrático é esse", escreveu.

"Lúdico e interessante a sua contribuição para a valorização da educação. Estudar é o melhor caminho", respondeu outra internauta na postagem oficial.

Notas do Enem

As notas do Enem foram divulgadas oficialmente na quinta-feira. Em todo país, foram 53 notas mil na redação.

O G1 conversou com dois alunos cearenses que tiraram a nota máxima na redação. O jovem Marcus Vinícius, 18, disse que filmes com discussões da atualidade e livros sobre sociologia e filosofia ajudaram a alcançar a nota máxima na redação neste ano. O adolescente disse que, ao contrário dos últimos quatro anos em que tentou, neste, dedicou menos tempo aos estudos, mas se preparou com mais qualidade.

Já a estudante Debora Valência, 19 anos, comentou que investiu em um curso especializado de prática da escrita para se preparar. Ela espera conseguir uma vaga para o curso de medicina com a nota.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1