Por AL TV


Professor abre biblioteca solidária em comunidade carente em Maribondo

Professor abre biblioteca solidária em comunidade carente em Maribondo

A iniciativa de um professor se transformou em um refúgio para quem sonha com um futuro melhor por meio do conhecimento. Trata-se da Biblioteca São Tomás de Aquino, localizada em uma comunidade pobre no município de Maribondo.

O professor Gilberto Cavalcante concretizou um sonho com a inauguração do espaço solidário no dia 23 de abril deste ano, Dia Mundial do Livro.

A rotina de Cavalcante começa na Escola Estadual Rosa de Castro Fonseca, em Tanque D’Arca. Na sala de aula ele cumpre as horas com a filosofia e dá aula para mais de 350 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

“Conhecimento não é algo material. E por isso é a prova de que o mesmo nunca pode ser roubado”, diz.

Mesmo o fim da jornada na escola a missão do professor ainda não acabou. Ele segue então para Maribondo, onde fica a biblioteca. A casa pertence à família do professor.

O nome do local se deu porque São Tomas de Aquino é uma das fontes de inspiração de Cavalcante. “Porque ele busca a essência das pessoas e que elas conheçam essa essência. A essência do homem é a racionalidade. Essa busca pelo conhecimento, não só natural, mas também sobrenatural”, explica.

A ideia do projeto surgiu do livro 'Todos os Caminhos Levam a Roma'. Ele achava interessante que o autor usava o próprio acervo para dar um curso bíblico. Do acervo pessoal foram adicionadas doações e os livros foram se multiplicando em gêneros e em números.

A casa se tornou a biblioteca, mas Gilberto Cavalcante conseguiu fazer ainda com que a cozinha virasse uma sala de aula. Uma das alunas é a aposentada Maria de Freitas. Ela nunca foi a uma escola.

“Meu pai nunca deixou. Eu trabalhava na roça e ele só queria saber disso. Nada de escola. Fico feliz aprendendo”, relata.

Entretanto, nem só de letras vive a biblioteca. O ex-seminarista, formado em teologia e pedagogia, deixou um espaço reservado para o grupo de oração.

Em uma coincidência do destino, a biblioteca fica no bairro Campo dos Milagres. Semeando o conhecimento numa parte carente do bairro, apresentando novas possibilidades, oferecendo histórias variadas para inspirar os visitantes.

Quem tiver interesse em colaborar ou participar do projeto, pode entrar em contato através do número 99671-5643.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1