Por G1 PA — Belém


Belém está entre as três capitais que tiveram melhor evolução na educação segundao o ME

Belém está entre as três capitais que tiveram melhor evolução na educação segundao o ME

Belém está entre as três capitais brasileiras que tiveram a melhor evolução na educação básica, segundo pesquisa do Ministério da Educação que analisou os anos de 2015 a 2017. A escola municipal Ernestina Rodrigues, no bairro de São Bras, ficou entre as melhores de Belém, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.

Belém está atrás de Teresina e Rio Branco, que ficaram em primeiro lugar, e Fortaleza, Maceió e Salvador, que, juntas, ficaram em segundo lugar. O levantamento feito pelo MEC é o principal indicador de qualidade do ensino no país. Além de avaliar os alunos por meio de uma prova de Português e Matemática, o IDEB analisa as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

A meta dos alunos do quarto ano era atingir 4.7 pontos. Mas as escolas municipais da capital superaram o índice, chegaram a 5.1. Diferente dos estudantes do 9º ano das escolas municipais, que não alcançaram a pontuação prevista.

“A meta estava muito alta para a gente alcançar, mas é um grande desafio. Nós vamos lutar para quer a gente possa crescer”, disse a secretária municipal de educação Socorro Aquino.

Já nas escolas estaduais o desempenho foi ruim. Os alunos do 4º, 9º Ano e Ensino Médio não tiveram números positivos. A média para o Ensino Médio, por exemplo, era quatro pontos, mas em 2017 o Pará não chegou nem aos 3. Ou seja, ficou em 2,8.

“A escola, a coordenação, a direção, a gente está sempre a par de como está a aprendizagem da nossa criança. E quando criança não vai bem, quando ela tem dificuldade, a escola intervém”, diz a diretora da escola municipal Ana Soares Farias, Ernestina Rodrigues, bem avaliada no exame.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que o resultado do IDEB é um alerta de que é preciso fazer um esforço contínuo para incentivar a participação dos alunos e da gestão escolar nos processos avaliativos, assim como concentrar esforços na valorização da aprendizagem.

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