26/09/2018

Base Comum é tema de evento internacional sobre educação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um dos temas abordados durante a quinta edição do Educação 360, encontro internacional que pretende discutir a melhoria da educação no mundo. Promovido pelos jornais O Globo e Extra, o evento acontece no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro.

O Educação 360, que teve início nesta segunda-feira, 24, contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, durante o painel Currículo de qualidade: Educação para o desenvolvimento equitativo e sustentável, que ocorreu nesta terça-feira, 25. De acordo com ele, o Brasil possui aproximadamente 200 mil escolas que abrigam mais de 40 milhões de alunos e 2 milhões de professores. 

Ele defendeu que é importante que os currículos escolares sejam tratados com dedicação, e que o país tem alcançado esse objetivo. “Conseguimos fazer com que a BNCC se tornasse uma política de estado. A questão curricular precisa ser tratada como uma política de estado, e não de governo”, frisou.

Deschamps destacou que além de discutir quais os direitos e os objetivos de aprendizagem dos estudantes, a BNCC é uma ferramenta para combater a desigualdade educacional brasileira. “Se a gente continuar tendo uma escola completamente desigual já no começo da formação, eu vou continuar reproduzindo essa desigualdade”, alertou o presidente do CNE.  Ele também disse que a implementação da  Base deve contemplar questões como avaliação, formação de professores, material didático e contratação de docentes.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (25.09.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×